Acolhimento à população de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros na atenção básica

Welcoming the lesbians, gays, bisexual and transgenean population in basic care

Autores

  • Ellen Thallita Hill Araújo UNINOVAFAPI
  • Geovani Ferreira de Sousa UNINOVAFAPI
  • José Arnaldo Moreira de Carvalho Júnior NUTES/UFRJ
  • Francisco Gaunié de Sousa Pessôa FAPI, Teresina- PI
  • Luana Kelle Batista Moura UNINOVAFAPI

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2020-v.92-n.30-art.637

Palavras-chave:

Acolhimento; Enfermagem; Minorias sexuais e de gênero; Atenção Básica.

Resumo

Objetivo: analisar os significados atribuídos por enfermeiros da atenção primária acerca do conhecimento e prática do acolhimento à população LGBT. Métodos: pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa, realizada com vinte enfermeiros que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF) de uma cidade do Nordeste do Brasil. Utilizou-se um roteiro semiestruturado para entrevistas realizadas em janeiro a março de 2019. Os depoimentos transcritos foram processados no software IRaMuTeQ e analisados pela Classificação Hierárquica Descendente. Resultados: a Classificação Hierárquica Descendente permitiu a identificação e a análise dos domínios textuais em um dendograma, que ilustrou as relações entre seis classes nomeadas conforme seu conteúdo a partir de três eixos. Os significados atribuídos por enfermeiros encontraram-se ancorados na necessidade de aprimoramento para qualidade no processo de acolhimento à população LGBT. Conclusão: É preciso reconhecer que a população LGBT é não apenas formada por uma multiplicidade de orientações e identidades de gênero e investir em estudos que reforcem a ampliação das propostas de humanização do acolhimento dessa população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geovani Ferreira de Sousa, UNINOVAFAPI

Enfermeiro. Pós-graduação em urgência e emergência pelo Centro Universitário

UNINOVAFAPI, Teresina (PI), Brasil.

José Arnaldo Moreira de Carvalho Júnior, NUTES/UFRJ

Enfermeiro. Doutorando em Educação em Ciências e Saúde pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde- NUTES/UFRJ. Rio de Janeiro/RJ, Brasil.

Francisco Gaunié de Sousa Pessôa, FAPI, Teresina- PI

Enfermeiro. Graduado em Enfermagem pela Faculdade do Piauí- FAPI. Teresina/PI, Brasil.

Luana Kelle Batista Moura, UNINOVAFAPI

Cirurgiã-Dentista. Pós-Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutora em Endodontia pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Docente Titular do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família do Centro Universitário UNINOVAFAPI. Teresina-PI-Brasil.

Downloads

Publicado

30-06-2020

Como Citar

1.
Araújo ETH, Sousa GF de, Carvalho Júnior JAM de, Pessôa FG de S, Moura LKB. Acolhimento à população de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros na atenção básica: Welcoming the lesbians, gays, bisexual and transgenean population in basic care. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 30º de junho de 2020 [citado 17º de novembro de 2024];92(30). Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/637

Edição

Seção

ARTIGO DE REFLEXÃO