Avaliação de pré-escolares: um enfoque sobre os diagnósticos de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2020-v.92-n.30-art.697Palavras-chave:
Desenvolvimento infantil, Pré-escolar, Diagnóstico de Enfermagem, EnfermagemResumo
Objetivo: avaliar o desenvolvimento infantil e levantar o perfil de diagnósticos de enfermagem segundo NANDA-I entre pré-escolares de um Centro de Educação Infantil. Método: estudo transversal, descritivo-exploratório com abordagem quantitativa, realizado de outubro de 2015 a abril de 2016, em um Centro de Educação Infantil localizado na área urbana do município de Redenção-Ce. Os dados foram compilados no software Excel e analisados no programa SPSS em sua versão 20.0. Resultado: foram avaliadas 110 crianças. Na avaliação motora fina 93,63% conseguiram realizar integralmente os testes, na motora grossa 96,36%, pessoal-social 90% e linguagem 86,36%, de acordo com cada faixa apresentada. Foram identificados 18 Diagnósticos de Enfermagem (média de 4,5 por criança), 20 Características Definidoras (média 3,4 por criança) e 40 Fatores Relacionados (média de 6,5 por criança). Os diagnósticos de enfermagem com maior proporção, acima do percentil 75, foram: Risco de queda (100%) e atividade de recreação deficiente (100%). Conclusão: o desenvolvimento dos pré-escolares mostrou-se satisfatório, visto que a maioria dos testes realizados obtiveram resultados positivos. Os principais diagnósticos apresentados pelos pré-escolares foram relacionados à segurança do ambiente da creche, problemas higiênicos relacionados a própria criança, condição socioeconômica e instrução das famílias das crianças.