Conhecimentos de acadêmicos da área da saúde sobre ventilação mecânica
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2020-v.94-n.32-art.699Palavras-chave:
Respiração Artificial, Segurança do Paciente, Educação em SaúdeResumo
Objetivo: Avaliar o conhecimento teórico de acadêmicos sobre Ventilação Mecânica antes e após uma intervenção educativa. Método: Estudo documental, descritivo e retrospectivo com abordagem quantitativa, realizado durante julho de 2017 em um minicurso de Ventilação Mecânica que avaliou o conhecimento dos participantes sobre a temática. Utilizou-se o teste binomial para verificar se a proporção de acertos entre os acadêmicos era superior a 70% em cada questão (p<0,05). Resultados: Com uma amostra de 92 participantes, houve melhora do conhecimento em que se verificou aumento da frequência de acertos nas questões sobre Frequência Inspiratória (97,7% - 43, p=0,999), Gasometria (84,1% - 37, p=0,496), Equipe Multiprofissional (97,7% - 43, p=0,999), Modalidades Ventilatórias (97,7% - 43, p=0,999), Modo PSV (Ventilação com Pressão de Suporte) (86.4% - 38, p=0,663), Complicações do Ventilador Mecânico (88,6% - 39, p=0,809) e Ciclagem por Pressão (95,5% - 42, p=0,993). Conclusão: Este estudo demonstrou uma mudança significativa no nível de conhecimento sobre VM dos participantes envolvidos evidenciando a eficácia da implementação de cursos de capacitação.