Barreiras na comunicação em serviços de urgência e emergência: variáveis que interferem na interpretação da mensagem
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2021-v.95-n.33-art.744Palavras-chave:
Barreiras de comunicação, Comunicação em saúde, Relações interpessoais, Relações enfermeiro-paciente, Enfermagem em emergênciaResumo
Este trabalho teve como objetivo identificar as possíveis variáveis ou situações que podem ser um obstáculo na comunicação entre os beneficiários dos serviços de urgência e emergência com o profissional enfermeiro. Trata-se de uma revisão integrativa, baseados em levantamentos sistemáticos de artigos e periódicos relacionados sobre o tema, com critérios de inclusão: escritos na produção científica nacional em língua portuguesa, publicado no recorte temporal dos últimos 07 anos (2013-2019) e nas bases de dados eletrônicos disponíveis online: Bireme, Bdenf, Scielo, Lilacs, Biblioteca digital de monografias da UFRN, Portal de periódicos da UFPEL e “LUME” – Repositório digital da UFRGS. Os achados evidenciaram com clareza que quando abordado interações interpessoais entre enfermeiro-cliente que é possível uma gama de acontecimentos na comunicação. A mesma pode ser influenciada por diferentes fatores, de forma positiva ou negativa, no entanto quando se tornam limitações/barreiras, podem prejudicar a troca de mensagens, e consequentemente comprometer o progresso do atendimento e impactar na efetividade do desfecho final do processo de cuidados. Conclui-se que neste cenário não é somente valorizar o “dito”, mas sobretudo, entender que há muitas subjetividades envolvidas na comunicação que somente podem ser compreendidas quando este profissional tem conhecimento sobre outros modos operantes de comunicação.