Estratégias para retomada do ensino superior em saúde frente a COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2020-v.93-n.0-art.803

Palavras-chave:

Área da Saúde; Ensino Online; COVID-19; Instituições de Ensino Superior; Pandemia

Resumo

Objetivo: Refletir sobre a adoção de estratégias a serem implementadas pelas Instituições de Ensino Superior que oferecem cursos da área de saúde, para continuidade das suas atividades acadêmicas durante a pandemia pela COVID-19, primando pela saúde física e mental dos seus docentes e discentes. Método: Trata-se de um estudo teórico reflexivo estruturado em três eixos temáticos, cujo levantamento bibliográfico abrangeu livros, documentos oficiais do Ministério da Saúde do Brasil, artigos científicosnacionais e internacionais presentes nas bases de dados da PUBMED/MEDLINE, Web of Science, LILACS e SciELO.Foram selecionados mediante o uso de combinações de palavras-chave relacionadas ao tema“COVID-19”, “ensino online”, “biossegurança”, “aprendizado online”, “estresse”, “práticas integrativas e complementares em saúde”. Resultados: O primeiro eixo destaca a adoção de estratégias virtuais para evitar aglomerações e o risco de contaminação pela COVID-19; o segundo, a utilização de medidasde biossegurança para a realização de atividades acadêmicas presenciais; e o terceiro, as açõesde enfrentamento do estresse emocional experimentado pelos docentes e discentes nesse mesmo contexto. Conclusões: Evidencia-se imprescindível adoção de estratégias pedagógicas na tentativa de encontrar soluções criativas e responsáveis pelas Instituições de Ensino Superiorem Saúde a fim de minimizar o comprometimento do ensino-aprendizagem e evitar danos à saúde física e mental daqueles que são protagonistas desse processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zulmerinda Meira Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Enfermeira. Doutora. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB.

Lívia Maria Andrade de Freitas, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Cirurgiã-Dentista. Doutora. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB.

Nilton Cesar Nogueira dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Cirugião-Dentista. Doutor. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB.

Joana Angélica Andrade Dias, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Enfermeira. Doutora. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB.

Maria da Conceição Andrade de Freitas, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Cirurgiã-Dentista. Doutora. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB.

Tiago Meira Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Discente do Curso de Graduação em Odontologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB.

Downloads

Publicado

18-08-2020

Como Citar

1.
Oliveira ZM, de Freitas LMA, dos Santos NCN, Dias JAA, de Freitas M da CA, Oliveira TM. Estratégias para retomada do ensino superior em saúde frente a COVID-19. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 18º de agosto de 2020 [citado 22º de novembro de 2024];93:e020008. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/803

Edição

Seção

ARTIGO DE REFLEXÃO