Assistência de saúde a deficientes físicos e audiovisuais na atenção básica

Autores

  • Francinalda Pinheiro Santos Instituto de Ensino Superior Múltiplo
  • Maria Luzimeiro da Silva Pires
  • Andreia Alves de Sena Silva Universidade Federal do Piauí
  • Tatyanne Silva Rodrigues Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2021-v.95-n.34-art.890

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde; Pessoas com Deficiência; Pessoas com Deficiência Visual; Pessoas com Deficiência Auditiva; Assistência à Saúde.

Resumo

Objetivos: Conhecer a assistência prestada na Atenção Básica pela equipe de saúde à pessoa com deficiência física e audiovisual. Metodologia: Estudo descritivo com abordagem qualitativa, através de entrevistas a 20 profissionais da atenção básica. Os dados, após coletados, foram transcritos em software apropriado (IRAMUTEQ). Resultados: A partir da análise dos resultados emergiram quatro categorias que foram discutidas: acolhimento da atenção básica à pessoa com deficiência; foco do atendimento à pessoa com deficiência; dificuldades dos profissionais no atendimento à pessoa com deficiência; atendimento na atenção básica às pessoas com deficiência: opinião dos profissionais. Considerações finais: Entende-se que na assistência prestada às pessoas com deficiência, no âmbito da atenção básica, faz-se necessária uma qualificação profissional para melhor atender esta clientela. O qual foi evidenciado pelos trabalhadores que demonstraram insegurança e falta de aptidão no ato da interação com a situação da deficiência, principalmente no aspecto comunicativo com a população surda e estrutura física inadequada. Apesar das políticas públicas existentes, este ainda é um campo desconhecido para os profissionais da atenção básica.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

12-04-2021

Como Citar

1.
Santos FP, Pires ML da S, Silva AA de S, Rodrigues TS. Assistência de saúde a deficientes físicos e audiovisuais na atenção básica. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 12º de abril de 2021 [citado 23º de novembro de 2024];95(34):e-021056. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/890

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL