Organização familiar no contexto da infância com paralisia cerebral: um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2020-v.94-n.32-art.892

Palavras-chave:

Paralisia cerebral., Família, Estratégia Saúde da Família

Resumo

Objetivo: avaliar a organização de uma família cadastrada em uma unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF), para o cuidado de uma criança portadora de paralisia cerebral segundo o Modelo Calgary de Avaliação Familiar (MCAF). Método: estudo de caso com abordagem qualitativa realizado em uma ESF localizada em um município do norte de Minas Gerais, durante abril e maio de 2019. O sistema familiar foi descrito de acordo com o MCAF. Para avaliação da funcionalidade utilizou-se a escala Global Assessment of Relational Functioning (GARF). Para a coleta de dados, foi realizada uma entrevista semiestruturada durante uma visita domiciliar e leitura dos prontuários. Utilizou-se o software GenoPro® para confecção do genograma e ecomapa. Resultados: A família da paciente índice encontra-se simultaneamente nos seguintes estágios do ciclo de vida: família com filhos pequenos; família com crianças pré-escolares e família com crianças em idade escolar. De acordo com a escala GARF a família foi classificada como alto risco, com 15 pontos. Conclusão: A família estudada apresentou dificuldades de adaptação frente às demandas impostas pela condição de saúde da paciente índice. A utilização do MCAF viabilizou ao profissional responsável pela assistência familiar o conhecimento da sua dinâmica, além da identificação das necessidades vivenciadas e a formulação de estratégias de cuidado e enfrentamento. Ficou evidente que a desestruturação e a não adaptação às mudanças do sistema familiar interferiram diretamente na qualidade de vida de seus membros.

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Biografia do Autor

Larissa Tolentino Lôpo, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Estadual de Montes Claros.

Ana Clara Pinheiro Andrade, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Estadual de Montes Claros.

Ana Clara Rodrigues Marques, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduanda em enfermagem pela Universidade Estadual de Montes Claros.

Angelica Ruas Moreira, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Estadual de Montes Claros

Nilza Ferreira Tupiná Neta, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduanda em enfermagem pela Universidade Estadual de Montes Claros.

Andra Aparecida da Silva Dionizio, Me, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.

Rosangela Barbosa Chagas, Esp, Universidade Estadual de Montes Claros

Especialista em Saúde Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais

Maria Suely Fernandes Gusmão, Esp, Universidade Estadual de Montes Claros

Referência técnica na Vigilância Epidemiológica do município de Montes Claros, Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Cuidado Primário em Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros (PPGCPS/UNIMONTES)

Ludmila Godinho Ribeiro, Universidade Estadual de Montes Claros

Médica, Residente em Medicina de Família e Comunidade pelo Hospital Universitário Clemente de Faria da Universidade Estadual de Montes Claros (HUCF/UNIMONTES).

Patrick Leonardo Nogueira da Silva, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeiro, Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Cuidado Primário em Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros (PPGCPS/UNIMONTES).

José Ronivon Fonseca, Me, Universidade Estadual de Montes Claros

Programa de Pós-graduação em Cuidado Primário em Saúde, Enfermeiro Mestre em Cuidado Primário em Saúde.

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Publicado

18-11-2020

Como Citar

1.
Lôpo LT, Andrade ACP, Marques ACR, Moreira AR, Tupiná Neta NF, Dionizio AA da S, Chagas RB, Gusmão MSF, Ribeiro LG, da Silva PLN, Fonseca JR. Organização familiar no contexto da infância com paralisia cerebral: um estudo de caso. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 18º de novembro de 2020 [citado 18º de novembro de 2024];94(32):e-020057. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/892

Edição

Seção

ESTUDO DE CASO