Perfil de manifestação de estresse em universitários: um estudo transversal
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2021-v.95-n.33-art.903Palavras-chave:
Estresse. Reações. Discentes. Inventário de Estresse de Lipp. Enfermagem.Resumo
Objetivo: avaliar o perfil dos diferentes estágios da manifestação de estresse em discentes de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), no município de Redenção-CE, refletindo e discutindo o possível impacto disto no processo ensino-aprendizagem e na qualidade de vida dos mesmos. Métodos: estudo realizado com discentes de uma IFES, ambos os sexos, brasileiros e estrangeiros, matriculados em diferentes cursos de graduação da instituição. As descrições sobre as manifestações de estresse foram realizadas através do Inventário de Estresse de Lipp (ISS). Resultados: foram coletados dados de 120 alunos regularmente matriculados em diferentes cursos de graduação, modalidade presencial, nos Campi da IFES localizados no Estado do Ceará. Observou-se que cerca de 86 (72%) apresentaram sintomas da manifestação de estresse em algumas das fases apontadas no instrumento utilizado. Enquanto 34 (28%) não apresentaram quaisquer dos sintomas. Conclusão: evidenciou-se que as manifestações de estresse dos discentes participantes foram consideravelmente altas. Diante disto, denota-se a necessidade de se trabalhar melhor os pontos relacionados ao estresse no ambiente universitário, com vistas a diminuir os impactos biopsicossociais acarretados pela rotina da vida acadêmica.