Plasma rico em plaquetas e o processo de reparação tecidual em feridas crônicas

Autores

  • Krysnah Allen da Silva Melo Faculdade Santa Maria
  • Francisca Lianne Fernandes Bandeira Faculdade Santa Maria
  • Jaqueline Fernandes Ribeiro Faculdade Santa Maria
  • Jéssica Maria Torres Julião Faculdade Santa Maria
  • Josefa Mayara de Figueiredo Andrade Faculdade Santa Maria
  • Yuri Charllub Pereira Bezerra Faculdade Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2021-v.95-n.33-art.955

Palavras-chave:

Plasma Rico em Plaquetas. Cicatrização. Tecidos. Ferimentos e Lesões. Úlcera cutânea., Platelet-Rich Plasma. Wound Healing. Tissues. Wounds and Injuries. Skin Ulcer.

Resumo

Objetivo: Verificar o uso tópico do plasma rico em plaquetas no processo de reparação tecidual de feridas crônicas. Método: revisão narrativa nas bases de dados Scielo, Lilacs e Medline através dos descritores controlados em saúde. A busca resultou na seleção de uma amostra formada por 10 estudos, conforme critérios de inclusão e exclusão. Resultados: Ficou evidente que escassez de pesquisas que abordem a temática e discrepância entre estudos encontrados, visto que uns afirmam que o plasma rico em plaquetas é eficaz e outros relatam não haver eficácia clínica. Mediante isso, pode-se concluir que esses falsos-negativos podem ocorrer por não ter um protocolo específico para obtenção do plasma rico em plaquetas, podendo alterar a concentração de plaquetas. Conclusão: Há necessidade de mais estudos com uma amostra e tempo maior de observação, como também ver a necessidade de estabelecer um protocolo de obtenção que deve ser seguido em todos as pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

03-02-2021

Como Citar

1.
Melo KA da S, Bandeira FLF, Ribeiro JF, Julião JMT, Andrade JM de F, Bezerra YCP. Plasma rico em plaquetas e o processo de reparação tecidual em feridas crônicas. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 3º de fevereiro de 2021 [citado 18º de dezembro de 2024];95(33):e-021019. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/955

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO