ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM FORENSE SOB A ÓPTICA DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2021-v.95-n.34-art.997Palavras-chave:
Enfermagem Forense, Estudantes de Enfermagem, Violência, Educação SuperiorResumo
Objetivo: analisar a visão de estudantes do curso de enfermagem acerca da atuação da Enfermagem Forense. Método: estudo qualitativo, descritivo e exploratório, realizado com 10 estudantes de enfermagem de uma universidade privada norte brasileira. Foi utilizada uma entrevista semiestruturada, por meio da adaptação do instrumento denominado: Questionário de Conhecimentos sobre Práticas de Enfermagem Forense. Para categorização das falas utilizou-se a Análise de Conteúdo. Resultados: os particantes identificaram a enfermagem forense por meio de algumas habilidades e competências, bem como seu campo de atuação, assistência à pacientes forenses e protocolos instituicionais. Conclusão: foi possível compreender como os estudantes de enfermagem relacionaram a enfermagem forense como campo de atuação, trazendo limitações do conhecimento relacionados ao conceito da especialidade e as especificidades de atuação, com ênfase na abordagem e cuidado às pessoas em situação de violência e os procedimentos técnicos no manejo de vestígios.