Política e Escopo

A Revista Enfermagem Atual In Derme de acesso aberto, é publicada pela Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE). Tem por finalidade divulgar manuscritos relacionados a área de enfermagem no âmbito interdisciplinar. Tem como objetivos propiciar o consumo crítico da produção científica, disponibilizando aos profissionais de enfermagem e à comunidade científica, nacional e internacional, conhecimentos atualizados, fomentando o debate e o intercâmbio acerca da enfermagem como trabalho social, disciplina do conhecimento científico e profissão do cuidado humano com vistas a contribuir para o fortalecimento da profissão.

A Revista recebe, avalia e publica artigos em português, inglês e espanhol. Incentiva a pluralidade de temas, ideias e abordagens metodológicas. A decisão, referente à aprovação ou recusa dos artigos para publicação, é de responsabilidade do Conselho Editorial e validada por, pelo menos, dois membros desse Comitê. Nesse processo, todos os artigos submetidos são previamente analisados, por meio de peer review, por membros do Conselho Editorial e/ou por avaliadores ad hoc externos e/ou internos, com título de doutor, aos quais fica reservada a função de sugerir ajustes para os autores, ou mesmo, rejeitar o artigo.

A Revista Enfermagem Atual In Derme vem implementando práticas para se alinhar ao movimento da Ciência Aberta para aceitar a submissão de artigos publicados em preprint
Está incentivando também que os autores compartilhem em repositórios reconhecidos os dados primários, códigos e outros materiais subjacentes ao artigo submetido. 

A partir de 2024, os editores responsáveis pela avaliação do manuscrito publicado passarão a ser identificados. Atualmente, é dada aos pareceristas e aos autores a opção de manter a modalidade de revisão duplo-anônima, ou abrir sua identidade. Está em andamento o processo que visa à divulgação dos pareceres dos artigos aprovados, com ou sem identificação dos pareceristas.

A Revista adota a Licença Creative Commons (CC BY 4.0) e a política de acesso aberto, portanto, os textos estão disponíveis para que qualquer pessoa leia, baixe, copie, imprima, compartilhe, reutilize e distribua, com a devida citação da fonte e autoria. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.

Indicador bibliométrico: Google Scholar

<< Voltar