NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS ALTERADAS EM CRIANÇAS E SUA ASSOCIAÇÃO COM DIAGNÓSTICO MÉDICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2022-v.96-n.40-art.1399

Palavras-chave:

Enfermagem Pediátrica; Estudos de Validação; Processo de Enfermagem.

Resumo

Objetivo: verificar o nível de associação entre as necessidades humanas básicas alteradas e os diagnósticos médicos. Metodologia: estudo descritivo, analítico, transversal, com abordagem quantitativa, realizado com 150 crianças em uma clínica pediátrica de um hospital escola do município de João Pessoa – PB, entre os meses de janeiro a maio de 2018. Para coleta de dados, validou-se o instrumento quanto ao conteúdo e à clínica. Após aplicação, elencou-se as necessidades humanas básicas alteradas e os respectivos diagnósticos médicos. Para análise dos dados, utilizou-se a estatística descritiva para o cálculo da frequência em número absoluto e percentual. Resultados: verificou-se uma prevalência do diagnóstico de pneumonia (14%) e infecção do trato urinário (14%). A necessidade de oxigenação foi a mais alterada. Evidenciou-se forte relação entre a gastroenterocolite e a necessidade de percepção; palatoplastia e queiloplastia, com a necessidade de integridade física. Por sua vez, infecção do trato urinário com sono e repouso. Enterorrafia, associou-se à alteração da eliminação e da necessidade de cuidado corporal. Conclusão: o estudo contemplou a partir da relação entre o quadro sintomatológico e a respectiva necessidade humana alterada de cada criança examinada a associação dos respectivos domínios alterados com o diagnóstico médico estabelecido.

Palavras-chave: Enfermagem Pediátrica; Estudos de Validação; Processo de Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thalys Maynnard da Costa Ferreira, UFPB

Enfermeiro pela Universidade Federal da Paraíba, Doutorando em Enfermagem Pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba, Enfermeiro do Hospital Universitário Lauro Wanderley, João Pessoa, Paraíba,

Ronny Anderson de Oliveira Cruz, Centro Universitário de João Pessoa -UNIPÊ

Doutorando e Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFPB, Especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva (UCAM), Especialista em Gestão em Emergências e Desastres (FGF), Especialista em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde (FIOCRUZ) e Especialista em Docência na Educação Profissional nos níveis básico e técnico (IFCE). Possui experiência na área de Terapia Intensiva, Clínica Médica, Emergência, Enfermagem Dermatológica e Sistematização da Assistência de Enfermagem. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre o Tratamento de Feridas (GEPEFE - UFPB) e Membro da Associação Brasileira de Enfermagem seção-PB. Atua nos temas: Sistematização da Assistência de Enfermagem, Enfermagem Dermatológica, Teorias de Enfermagem e Formação em Enfermagem. 

Wellyson Souza do Nascimento, UFPB

Enfermeiro pela Faculdade de Enfermagem Nova Esperança, Mestrando em Gerontologia pela Universidade Federal da Paraíba, Enfermeiro da UNIMED-JP, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Gildênia Calixto dos Santos Oliveira, UFPB

Enfermeira pela Universidade Federal da Paraíba, Especialista em saúde da criança e do adolescente, Enfermeira do Hospital Padre Alfredo, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Kenya de Lima Silva, UFPB

Enfermeira pela Universidade Federal da Paraíba, Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP. Docente da Graduação e Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Marta Miriam Lopes Costa, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira pela Universidade Federal da Paraíba, Doutora em Sociologia Pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba, Docente da Graduação e Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Publicado

03-10-2022

Como Citar

1.
Maynnard da Costa Ferreira T, Cruz RA de O, Souza do Nascimento W, Calixto dos Santos Oliveira G, de Lima Silva K, Miriam Lopes Costa M. NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS ALTERADAS EM CRIANÇAS E SUA ASSOCIAÇÃO COM DIAGNÓSTICO MÉDICO. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 3º de outubro de 2022 [citado 22º de dezembro de 2024];96(40):e-021307. Disponível em: http://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/1399

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL