Monitoria como atividade de ensino-aprendizagem sob a ótica de acadêmicos de enfermagem

Preceptorship as a teaching-learning activity from the perspective of nursing undergraduate students

Autores

  • Miquéias Meira Araújo Universidade Federal da Bahia
  • Patrícia da Silva Pires Universidade Federal da Bahia
  • Edirlei Machado dos Santos Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2019-v.89-n.27-art.17

Palavras-chave:

Alunos de enfermagem; Aprendizagem; Avaliação.

Resumo

Objetivo: Avaliar a contribuição do programa de monitoria do componente curricular Bases Teóricas e Técnicas de Enfermagem na formação de graduandos. Método: Pesquisa descritiva-exploratória, de abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada e analisados utilizando-se a técnica de Análise de Conteúdo na modalidade Temática. Foram entrevistados dez alunos, matriculados no nono semestre do curso de Bacharelado em Enfermagem, da Universidade Federal da Bahia, Campus Anísio Teixeira, que frequentaram a monitoria do componente curricular. Resultados: Depreenderam-se duas categorias temáticas: 1) Potencialidades da Monitoria, com os seguintes núcleos de sentido: fortalecimento do processo de aprendizagem e relacionamento discente-monitor; e 2) Fragilidades da Monitoria, com os núcleos de sentido: modelo de ensino adotado e envolvimento dos discentes na monitoria. Considerações finais: A monitoria tem se constituído como parte importante no processo de aprendizagem do componente curricular e a atuação do monitor fortalece o ensino e o discente em formação, apesar de terem sido apontados dificuldades como a alta carga horária do componente e dos docentes que podem interferir no aproveitamento dos alunos, a monitoria pode contribuir para minimizar tais problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25-09-2019

Como Citar

1.
Araújo MM, Pires P da S, dos Santos EM. Monitoria como atividade de ensino-aprendizagem sob a ótica de acadêmicos de enfermagem: Preceptorship as a teaching-learning activity from the perspective of nursing undergraduate students. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 25º de setembro de 2019 [citado 18º de dezembro de 2024];89(27). Disponível em: http://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/17