INDICADORES MATERNOS DOS PARTOS ASSISTIDOS EM UM CENTRO DE PARTO NORMAL INTRA-HOSPITALAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2021-v.95-n.34-art.1067

Palavras-chave:

Parto Humanizado, Enfermagem Obstétrica, Parto Normal

Resumo

Objetivo: caracterizar os indicadores maternos dos partos assistidos por residentes de Enfermagem Obstétrica em um Centro de Parto Normal Intra-hospitalar. todos: estudo descritivo, documental e retrospectivo realizado utilizando o Livro de Registro de Partos assistidos pelos residentes, com total de 421 partos. Os dados foram processados no Programa Statical Package for the Social Sciences. Foram calculadas as frequências relativa/absoluta, teste qui-quadrado de Pearson e IC 95%. Resultados: 54,2% das mulheres eram multíparas, 89,1% teve gestação a termo, 95,5% foi admitida em fase ativa do trabalho de parto, 71,0% sofreu algum grau de laceração perineal, em 1,4% a episiotomia foi realizada. Os métodos não farmacológicos para alívio da dor mais utilizados foram respiração consciente, banho de aspersão, deambulação, massoterapia e bola suíça, respectivamente. Conclusão: a atuação dos residentes de enfermagem obstétrica possibilita a implementação de ações no ambiente de trabalho com foco na satisfação da mulher, na segurança do paciente e na qualidade da assistência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Silva de Sousa, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Mestranda em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (UECE). Especialista em Enfermagem Obstétrica (UECE). Residente de Enfermagem Obstétrica (UFC). Fortaleza, CE, Brasil.

Raissa Emanuelle Medeiros Souto, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira

Enfermeira. Residente de Enfermagem Obstétrica (UFC). Mestranda em Enfermagem pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB). Redenção, CE, Brasil.

Bruna Karen Cavalcante Fernandes, Universidade Federal do Piauí

Enfermeira. Docente da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Doutora em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (UECE). Floriano, PI, Brasil.

Cinthia Maria Gomes da Costa Escoto Esteche, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira. Mestre em Enfermagem (UFC). Fortaleza, CE, Brasil.

Ana Kelve de Castro Damasceno, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira. Mestre e Doutora em Enfermagem (UFC). Pós-Doutorado na University of British Columbia. Coordenadora do Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (UFC). Docente Associada II da Graduação e da Pós-Graduação em Enfermagem da UFC. Fortaleza, CE, Brasil.

Laura Pinto Torres de Melo, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Especialista em Enfermagem Obstétrica(UECE). Mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (UECE). Fortaleza, CE, Brasil.

Downloads

Publicado

15-05-2021

Como Citar

1.
de Sousa LS, Souto REM, Fernandes BKC, Esteche CMG da CE, Damasceno AK de C, de Melo LPT. INDICADORES MATERNOS DOS PARTOS ASSISTIDOS EM UM CENTRO DE PARTO NORMAL INTRA-HOSPITALAR. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 15º de maio de 2021 [citado 28º de dezembro de 2024];95(34):e-021068. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/1067

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL