Categoria dos Manuscritos

EDITORIAL

Serão realizados a convite. O texto não deve ultrapassar 1.000 palavras, excluídas referências e ilustrações. O número total de ilustrações é 1, e as referências bibliográficas não devem exceder 12. Recomenda-se de 1 a 3 páginas e até 4 autores.

ARTIGOS ORIGINAIS

São artigos nos quais são informados os resultados obtidos em pesquisas originais, utilizando abordagens quantitativas ou qualitativas, cujo foco seja os processos de coleta, análise e interpretação dos dados. Estão incluídos nesta categoria: ensaios clínicos randomizados, estudos de caso-controle, coorte, prevalência, incidência, estudos de acurácia, estudo de caso, estudos qualitativos e quantitativos. Como estrutura, devem apresentar introdução, método, resultados, discussão, conclusão e referências. As figuras, tabelas e gráficos somados não devem ultrapassar o número de cinco. A aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é obrigatória e deverá ser citada no final do Método. Recomenda-se de 12 a 15 páginas, mínimo 20 e máximo 30 referências e até 8 autores.

ARTIGOS DE REVISÃO

Utiliza métodos sistemáticos e critérios explícitos para identificar, selecionar e avaliar criticamente pesquisas relevantes, e para coletar e analisar dados dos estudos incluídos na revisão. Devem ser descritos os tipos de revisão, (integrativa ou sistemática que deverá ter seu protocolo publicado ou registrado em uma base de registro de revisões sistemáticas, como por exemplo, o PROSPERO - https://www.crd.york.ac.uk/prospero/), para as revisões de escopo, os autores são encorajados a registrar seu protocolo na Open Science Framework – OSF (https://osf.io/). O número de registro relatado no manuscrito. As diretrizes de relatório na declaração Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-Analysis Protocols – PRISMA-P (https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/prisma-protocols/) e para Revisões de Escopo – PRISMA-ScR (https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/prisma-scr/). os métodos e procedimentos adotados para a realização do trabalho. A interpretação e conclusão dos autores devem estar presentes. Recomenda-se de 15 a 20 páginas, mínimo 20 e máximo 25 referências e até 8 autores.

ARTIGO DE OPINIÃO

Trata-se de opinião qualificada dos autores sobre temas específicos. Serão publicados por solicitação dos editores ou não. Não necessita de resumos. Deve apresentar introdução, desenvolvimento (com subseções, quando for o caso), conclusão e referências. Recomenda-se de 1 a 3 páginas e até 4 autores. No ato da submissão, é obrigatória a inserção de um resumo no sistema, mesmo que não conste no arquivo por não ser quesito exigido na categoria. As figuras, tabelas e gráficos somados não devem ultrapassar o número de três.

ARTIGO DE REFLEXÃO

Formulação discursiva aprofundada, focalizando conceito ou constructo teórico da Enfermagem ou de área afim; ou discussão sobre um tema específico, apresenta e analisa diferentes pontos de vista, teóricos e/ou práticos. Sua estrutura deve conter: resumos e descritores (de 3 a 4 palavras), introdução, objetivos, metodologia, desenvolvimento, conclusão ou considerações finais e referências. Recomenda-se de 4 a 8 páginas, mínimo 6 e máximo 10 referências e até 6 autores.

ARTIGO DE COMUNICAÇÃO BREVE

Experiências originais cuja relevância para o conhecimento do tema justifique a apresentação de dados iniciais de pequenas séries, ou dados parciais de ensaios clínicos. Devem apresentar introdução, método, resultados, discussão, conclusão e referências. As figuras, tabelas e gráficos somados não devem ultrapassar o número de 3. Recomenda-se de 4 a 8 páginas, mínimo 6 e máximo 10 referências e até 6 autores.

RELATOS

Relato de Caso, Experiência e/ou Inovação Tecnológica: Estudo em que se descreve uma situação da prática e ou inovação tecnológica (ensino, assistência, pesquisa ou gestão/gerenciamento), as estratégias de intervenção e a avaliação de sua eficácia, de interesse para a atuação profissional. Sua estrutura deve conter: resumos e descritores (de 3 a 4 palavras), introdução, objetivos, material e método, resultados, discussão ou (resultados e discussão), conclusão ou considerações finais e referências. Recomenda-se de 10 a 11 páginas, mínimo 10 e máximo 15 referências e 8 autores.

PROTOCOLOS

Destina-se à veiculação de protocolos de estudos que contribuam para avanços na área de Enfermagem no âmbito multidisciplinar. A publicação do protocolo de estudo se justificará pelo interesse em se conhecer questões, hipóteses e justificativas relevantes, bem como um método com elevado mérito científico, antes dos resultados serem relatados em outras publicações. Os protocolos devem relatar estudos planejados ou em andamento, e estudos concluídos. Pode ser publicado independentemente do desenho de estudo, incluindo estudos observacionais, experimentais e revisões sistemáticas. Sua estrutura deve conter: resumos e descritores (de 3 a 5 palavras), introdução, objetivos, material e método, estrutura do protocolo (se apresentar quadro ou tabela) deve estar em formato aberto e não em figura, discussão, conclusão ou considerações finais e referências. Recomenda-se de 10 a 15 páginas, mínimo 15 e máximo 20 referências e até 6 autores.

NOTA PRÉVIA

Resumos de trabalho de conclusão de curso, dissertações ou teses. Deve ser escrito na forma de resumo expandido estruturado contendo Introdução, Objetivos, Métodos e Resultados. Recomenda-se de 5 a 10 páginas, mínimo 6 e máximo 10 referências e até 5 autores.

CARTAS AO EDITOR

São sempre altamente estimuladas. Em princípio, devem comentar, discutir ou criticar artigos publicados na Revista, mas também podem versar sobre outros temas de interesse geral. Recomenda-se 5 a 10 páginas, no máximo 6 referências e até 4 autores. Sempre que possível, uma resposta dos autores será publicada junto com a carta.