RESILIÊNCIA DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE NO ENFRENTAMENTO DO NOVO CORONAVÍRUS

UMA REFLEXÃO TEÓRICA.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2022-v.96-n.37-art.1171

Palavras-chave:

Infecções por coronavirus. Pessoal de saúde. Resiliência psicológica. Saúde mental. Impactos na saúde.

Resumo

Objetivo: Discutir a resiliência de profissionais de saúde no enfrentamento do novo coronavírus, a partir de um estudo teórico-reflexivo. Metodologia: Refletir a partir de um olhar do construto teórico da resiliência delineado pela autora Yunes as situações adversas experienciadas pelos profissionais da saúde que estão cuidando de pacientes com COVID-19. Os depoimentos foram extraídos de telejornais entre os meses de março e abril de 2020. Resultados: A pandemia do coronavírus trouxe graves consequências para os profissionais da atenção à saúde, assim despertando a necessidade de minimizar impactos na saúde mental destes. Apreende-se que os fatores de riscos evidenciados externam o medo de contrair a doença, falta de equipamentos de proteção individual, bem como o medo de morrer e deixar os filhos ou ainda serem agentes transmissores da doença. Conclusão: A condição observada gera ansiedade, angústia, revelando a necessidade e importância dos profissionais da saúde também serem cuidados, para que ao final dessa jornada estejam com a saúde mental preservada.

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Biografia do Autor

Marcelo Costa Fernandes, Dr, Universidade Federal de Campina Grande

Enfermeiro graduado pela Universidade Estadual do Ceará-UECE e especialista em Enfermagem Clínica: aspectos farmacológicos e patológicos do cuidar-UECE. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde-UECE. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde-UECE. Docente da Universidade Federal de Campina Grande-UFCG campus Cajazeiras, atualmente coordenador acadêmico do curso. Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde - LATICS / UFCG / CNPq.

Silvia Carla Conceição Massagli, Dra, Adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul

É Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) com estágio de doutoramento no Instituto de Educação da Universidade do Minho (Portugal). Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Especialista em Psicopedagogia, graduada e licenciada em PSICOLOGIA e PEDAGOGIA. Psicologa Escolar (atuou por 8 anos como Psicóloga Escolar da Educação Básica e 4 anos no Ensino Superior, coordenando o Programa de Atendimentos a alunos e docentes. Professora Universitária nos cursos de Licenciaturas, nomeadamente nos componentes curriculares de Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem,Educação Infantil, Educação Inclusiva, Pesquisa em Educação, Projetos Integradores (PBL - Aprendizagem Baseada em Problemas), Fundamentos Psicopedagógicos, Educação à Distância, l, História da Infância e Educação Sexual. Possui ampla experiência na área de Educação Básica e Superior, Ensino, Pesquisa, Extensão, Coordenação, Assessoria e Consultoria Educacional, nas modalidades presencial e EAD). Foco de pesquisa atual: Desenvolvimento de material instrucional e aúdios-visuais na área da Saúde Psíquica na Infância e Adolescência por meio de tecnologias cuidativo-educacionais. no Laboratório de Tecnologias da Informação e Comunicação em Saúde (LATICS) da UFCG - Coordenadora desta linha de pesquisa. Foi professora Professora Adjunta na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Cajazeiras, Professora Adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS - Laranjerias do Sul), área Psicologia da Educação.

Rafaelle Cavalcante de Lira, Dra, Universidade Federal de Campina Grande

Possui Bacharelado em Ciências Biológicas pela UFPB - Universidade Federal da Paraíba (2006). Mestrado em Genética pela UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (2010). Doutorado em Ciências (Fisiopatologia Clínica e Experimental) pela UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017). Docente da Universidade Federal de Campina Grande-UFCG campus Cajazeiras. Professora pesquisadora do Grupo de Pesquisa Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde - LATICS / UFCG / CNPq.

Fabiana Ferraz Queiroga Freitas, Dra, Universidade Federal de Campina Grande

Possui Graduação em Enfermagem pela Faculdade Santa Emilia de Rodat (2005). Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018), mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (2013), especialização em UTI pela Faculdade de Negócios de Sergipe (2006). Trabalhou na Prefeitura Municipal de Boqueirão, atuando na Estratégia de Saúde da Família e no Centro de Atenção Psicossocial; no Governo do Estado da Paraíba e na Faculdade de Enfermagem e Medicina Nova Esperança. Atualmente docente da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Líder e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Laboratório de Tecnologias e Informação de Comunicação em Saúde / LATICS / UFCG / CNPQ e Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cuidado e Desenvolvimento Humano / NEPCDH / UFMG. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde Pública e Saúde do Idoso.

Publicado

28-02-2022

Como Citar

1.
Nascimento MBG, Fernandes MC, Massagli SCC, de Lira RC, Freitas FFQ. RESILIÊNCIA DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE NO ENFRENTAMENTO DO NOVO CORONAVÍRUS: UMA REFLEXÃO TEÓRICA. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 28º de fevereiro de 2022 [citado 28º de novembro de 2024];96(37):e-021213. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/1171

Edição

Seção

ARTIGO DE REFLEXÃO