Representações sociais entre gestantes vivendo com soropositividade para HIV: o discurso do sujeito coletivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2022-v.96-n.37-art.1202

Palavras-chave:

Gestantes; Soropositividade para HIV; Saúde da Mulher; Transmissão vertical; Cuidado de Enfermagem.

Resumo

Objetivo: conhecer as representações sociais da gravidez entre gestantes vivendo com HIV positivo. Métodos: estudo qualitativo, fundamentado na Teoria das Representações Sociais. Os dados foram coletados entre março e maio de 2018 através de entrevista semiestruturada iniciada com a questão norteadora da pesquisa: “Fale-me como se sente em relação a sua gestação?” Foram incluídas mulheres com soropositividade para HIV conhecida antes da atual gravidez, atendidas em maternidade de referência do interior do nordeste do Brasil com idade maior de 18 anos. Para a análise utilizou-se o discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: Foram entrevistadas 12 gestantes na faixa etária de 20 a 45 anos e dos discursos emergiram os temas: Descoberta da soropositividade; Motivos da atual gravidez; Percepção quanto a possibilidade da transmissão vertical; Sentimentos quanto ao futuro dos bebês e Fatores facilitadores da adesão terapêutica. Considerações finais: Tornou-se evidente que as gestantes passam por decepção e choque no recebimento do diagnóstico entre outros sentimentos negativos, manifestando-se não apenas ao descobrir-se HIV-positivo, mas em diversas áreas da vida. As gestantes manifestaram boas expectativas quanto ao futuro de seus filhos e conheciam os benefícios da adesão terapêutica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Floriacy Stabnow Santos, Universidade Federal do Maranhão

Enfermeira, Docente da Graduação em enfermagem e da Pós Graduação em Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão (PPGST/UFMA), Imperatriz (MA), Brazil.

Adna Nascimento Souza, Universidade Federal do Maranhão

Enfermeira, Discente da Pós-graduação em Saúde coletiva da Universidade Federal do Maranhão (PPGSC/UFMA), São Luis (MA), Brazil.

Janainna Ferreira e Silva, Universidade Federal do Maranhão

Discente do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Imperatriz (MA), Brasil.

Milena Soares da Silva, Universidade Federal do Maranhão

Discente do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Imperatriz (MA), Brasil

 

 

 

 

 

Iolanda Graepp Fontoura, Universidade Federal do Maranhão

Enfermeira, Docente da Graduação em enfermagem da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Imperatriz (MA) Brasil

Pedro Mário Lemos da Silva, Universidade Federal do Maranhão

Médico, Docente do Curso de medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Imperatriz (MA) Brasil

Adriana Gomes Nogueira Ferreira, Universidade Federal do Maranhão

Enfermeira, Docente da Graduação em enfermagem e da Pós Graduação em Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão (PPGST/UFMA), Imperatriz (MA), e da Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão (PPGENF/UFMA) São Luis (MA), Brasil.

Marcelino Santos Neto, Universidade Federal do Maranhão

Farmacêutico bioquímico, Docente da Graduação em enfermagem e da Pós Graduação em Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão (PPGST/UFMA), Imperatriz (MA), e da Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão (PPGENF/UFMA) São Luis (MA), Brasil

Publicado

10-01-2022

Como Citar

1.
Santos FS, Souza AN, Silva JF e, Silva MS da, Fontoura IG, Silva PML da, Ferreira AGN, Neto MS. Representações sociais entre gestantes vivendo com soropositividade para HIV: o discurso do sujeito coletivo. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 10º de janeiro de 2022 [citado 28º de novembro de 2024];96(37):e-021186. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/1202

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL