PERFIL DOS USUÁRIOS DE UMA UNIDADE ESPECIALIZADA DO PARANÁ SOBRE PROFILAXIA PRÉ-EXPOSIÇÃO AO HIV/AIDS

Autores

  • Kelly Elaine de Sousa UEM
  • Rosimara Oliveira Queiroz
  • Marcelo da Silva
  • Herbert Leopoldo de Freitas Góes

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2022-v.96-n.38-art.1331

Resumo

Objetivo: conhecer o perfil dos usuários do Centro de Testagem e Aconselhamento cadastrados para utilizar a profilaxia pré exposição ao HIV/Aids no município de Maringá.

 

Métodos: estudo exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa, realizado em prontuários do Centro de Testagem e Aconselhamento de Maringá. Cinquenta e dois usuários aderiram a nova estratégia de prevenção a profilaxia pré-exposição ao HIV no município. Os dados foram coletados em abril de 2020. Para a análise das entrevistas, foi utilizada a análise estatística descritiva.

 

Resultados: A grande maioria dos participantes da pesquisa são do sexo masculino, de cor branca, solteiros, com nível superior e possuem faixa etária entre 21 e 40 anos. Quanto ao perfil da população-chave, apenas um é transexual, dois são profissionais do sexo. 34,62% se caracterizam-se como casais sorodiferentes e 84,62% são homens que fazem sexo com homens.

 

Conclusão: conhecer e analisar o perfil e as medidas disponíveis de prevenção é fundamental para identificação de comportamentos de risco, realizando aconselhamento direcionado, buscando reduzir os casos de HIV e diminuindo o impacto na saúde e na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-05-26

Como Citar

1.
de Sousa KE, Queiroz RO, da Silva M, Góes HL de F. PERFIL DOS USUÁRIOS DE UMA UNIDADE ESPECIALIZADA DO PARANÁ SOBRE PROFILAXIA PRÉ-EXPOSIÇÃO AO HIV/AIDS. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 26º de maio de 2022 [citado 27º de junho de 2022];96(38):e-021255. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/1331

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL