IMPACTO DA PANDEMIA NA SAÚDE MENTAL DOS DISCENTES DE ENFERMAGEM NO CONTEXTO DA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2022-v.96-n.39-art.1456

Palavras-chave:

Enfermagem, Estudantes, Saúde Mental, Covid-19, Transtornos de Estresse Pós-Traumáticos, Pandemias

Resumo

Objetivo: Investigar os impactos da pandemia da COVID-19 na saúde mental dos discentes de enfermagem e avaliar a relação entre o evento e os indicadores para transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). Método: estudo exploratório, analítico, transversal, com abordagem quantitativa. A amostra estudada foi constituída por 164 estudantes de uma instituição de ensino superior privada, matriculado no curso de Enfermagem, convidado por meio eletrônico, que responderam ao questionário on-line sobre dados sociodemográficos, percepção de risco pela pandemia COVID-19 e sintomas de estresse pós-traumático avaliados pela Impact of Event Scale (IES-R) em sua versão brasileira validada. Resultados: A maioria dos participantes eram da faixa etária de 18 a 23 anos (70,8%), do sexo feminino (91,5%), sem filhos (86%), residem com 2 a 4 pessoa (75%).  51,2% apresentam indicação alta para TEPT, 14,0% apresentam preocupação clínica para TEPT. Houve associação do escore da IES-R com a idade, quantidade de filhos e quantidade de pessoas com quem reside. Conclusão: O evento da pandemia da Covid-19 provocou um impacto na saúde mental dos discentes de Enfermagem, com uma elevada classificação de participantes com indicação alta para TEPT. Esses dados são importantes para futuras intervenções psicológicas e pedagógicas entre estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

02-09-2022

Como Citar

1.
Macêdo DPL, Silva DDNS, Magalhães JM, Batista PV de S, Amorim FCM, Carvalho CMS de, Gonçalves BM. IMPACTO DA PANDEMIA NA SAÚDE MENTAL DOS DISCENTES DE ENFERMAGEM NO CONTEXTO DA COVID-19. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 2º de setembro de 2022 [citado 20º de novembro de 2024];96(39):e-021284. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/1456

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL