FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE MENTAL: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES E PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2022-v.96-n.39-art.1463Palavras-chave:
educação, educação em enfermagem, capacitação profissional, saúde mental, enfermagemResumo
Objetivo: identificar as concepções de estudantes e professores da graduação em enfermagem acerca da formação do enfermeiro relacionada a educação em saúde mental. Métodos: estudo qualitativo, do tipo descritivo e exploratório, realizado com 20 estudantes e 10 professores de dois cursos de graduação em Enfermagem de Instituições de Ensino Superior. A coleta das informações ocorreu por meio de entrevista semiestruturada e os dados analisados de acordo com a análise de conteúdo temática. Resultados: estudantes e professores percebem a formação do enfermeiro ampliada em que houve o predomínio de metodologias de ensino-aprendizagem ativas e problematizadoras. Os desafios apresentados para a formação, é o fato as práticas ocorrerem em uma rede fragmentada, com problemas de acesso e escassez de recursos humanos e materiais. Considerações finais: os cursos de graduação em enfermagem precisam articular-se de modo integrado à gestão, aos serviços e às equipes de saúde, de modo a pensar e atuar coletivamente.
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