INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DA SEXUALIDADE DE MULHERES GRÁVIDAS:

REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2023-v.97-n.1-art.1541

Palavras-chave:

Gravidez, Sexualidade, Comportamento sexual, Saúde da mulher, Saúde sexual

Resumo

Objetivo: Identificar, conforme a literatura científica nacional e internacional, instrumentos utilizados para avaliar aspectos inerentes à sexualidade de mulheres grávidas. Método: Revisão integrativa da literatura realizada de agosto a setembro de 2022. A busca ocorreu via Portal de periódicos da CAPES pela busca de artigos publicados nos idiomas português, inglês e espanhol sem recorte temporal nas bases de dados LILACS, MEDLINE, BDENF, IBECS, CINAHL e na biblioteca SciELO. Foram utilizados os descritores Pregnancy; Surveys and Questionnaires; Quiz; Forms; Instruments; Sexuality; Sexual behavior; Sexual Dysfunction, Physiological; Sexual Function; e  Sexual Dysfunction  cruzados com os operadores booleanos AND e OR. Foram identificados 5.632 estudos. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão e leitura dos textos na íntegra, a amostra foi composta por 28 artigos. Resultados: Dentre os instrumentos identificados predominou a utilização de questionários com destaque para o Índice de Função Sexual Feminina (FSFI) por vezes associado a outro instrumento de coleta de dados. A abordagens foram prioritariamente à função sexual de mulheres grávidas e ocorreram em serviços de saúde direcionados ao atendimento desse público. Considerações Finais: Evidenciaram-se instrumentos aplicáveis para investigar aspectos inerentes à sexualidade de mulheres grávidas úteis para aplicação no contexto do cuidado clínico de enfermagem durante a assistência pré-natal, o que pode contribuir para a integralidade da atenção à saúde sexual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanuelly Vieira Pereira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Docente da Universidade Regional do Cariri (URCA)- Campus Avançado de Iguatu.

Vanessa Silva Gaspar, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA)- Campus Avançado de Iguatu. Bolsista de iniciação científica.

Vera Lúcia Mendes de Paula Pessoa, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente da Universidade EStadual do Ceará (UECE).

Ana Ruth Macêdo Monteiro, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Paulo Renato Alves Firmino, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Estatístico. Doutor em em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Ana Virgínia de Melo Fialho, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Publicado

02-01-2023

Como Citar

1.
Pereira EV, Silva Gaspar V, Mendes de Paula Pessoa VL, Macêdo Monteiro AR, Alves Firmino PR, de Melo Fialho AV. INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DA SEXUALIDADE DE MULHERES GRÁVIDAS:: REVISÃO INTEGRATIVA. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 2º de janeiro de 2023 [citado 25º de dezembro de 2024];97(1):e023001. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/1541

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO