Contexto social do adolescente na condição de ser transplantado renal

Social context of the adolescent in the condition of being transplanted renal

Autores

  • Aglauvanir Soares Barbosa Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Isakelly de Oliveira Ramos
  • Carolaine Pinto Machado Universidade de Fortaleza/UNIFOR
  • Marcelo Anderson Cavalcante Monteiro Universidade de Fortaleza (Unifor)
  • Ana Carine Goersch Silva Universidade de Fortaleza (Unifor)
  • Rita Mônica Borges Studart Universidade de Fortaleza (Unifor)

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2019-v.88-n.26-art.159

Palavras-chave:

Transplante de Rim; Comportamento do Adolescente; Assistência de Enfermagem; Autocuidado; Transplante de Órgãos.

Resumo

O presente estudo objetivou conhecer os significados sobre o contexto social do adolescente na condição de ser transplantado renal. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa utilizando a Teoria do Autocuidado de Orem. A pesquisa foi desenvolvida na unidade ambulatorial de transplante renal de um hospital público terciário. Participaram do estudo 25 adolescentes transplantados renais em atendimento ambulatorial. Os dados foram coletados durante os meses de abril e maio de 2018, utilizando-se um roteiro de entrevista semiestruturado, englobando perguntas abertas, para entender o contexto e as necessidades dos adolescentes em forma de gravação. A análise dos dados foi feita seguindo a análise de conteúdo. Criou-se com a análise dos dados a apreensão de três categorias temáticas: “Os significados de ser transplantado renal”; “Adesão ao tratamento pós transplante”; e “Experiências sexuais e proteção contra doenças sexualmente transmissíveis”. Conclui-se frente a condição de ser um adolescente transplantado renal, sua sexualidade e adesão ao tratamento, o principal motivo encontrado foram as dificuldades de adesão ao tratamento e as mudanças de estilo de vida frente as recomendações com hábitos alimentares e a terapia farmacológica.

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Biografia do Autor

Aglauvanir Soares Barbosa, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Mestranda, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira/UNILAB. Redenção (CE), Brasil.

Isakelly de Oliveira Ramos

Mestranda, Universidade de Fortaleza/UNIFOR. Fortaleza (CE), Brasil.

Carolaine Pinto Machado, Universidade de Fortaleza/UNIFOR

Acadêmica, Universidade de Fortaleza/UNIFOR. Fortaleza (CE), Brasil.

Marcelo Anderson Cavalcante Monteiro, Universidade de Fortaleza (Unifor)

Acadêmico, Universidade de Fortaleza/UNIFOR. Fortaleza (CE), Brasil.

Ana Carine Goersch Silva, Universidade de Fortaleza (Unifor)

Mestranda, Universidade de Fortaleza/UNIFOR. Fortaleza (CE), Brasil.

Rita Mônica Borges Studart, Universidade de Fortaleza (Unifor)

Doutora, Universidade de Fortaleza/UNIFOR. Fortaleza (CE), Brasil.

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Publicado

07-08-2019

Como Citar

1.
Barbosa AS, Ramos I de O, Machado CP, Monteiro MAC, Silva ACG, Studart RMB. Contexto social do adolescente na condição de ser transplantado renal: Social context of the adolescent in the condition of being transplanted renal. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 7º de agosto de 2019 [citado 19º de novembro de 2024];88(26). Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/159

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL