AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE QUALIFICAÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA COM FOCO NA VALORIZAÇÃO DO TRABALHADOR
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2023-v.97-n.2-art.1610Palavras-chave:
Atenção primária à saúde, Trabalhadores, Gestão em saúde, Administração de serviços de saúde, Gestão da qualidadeResumo
Objetivo: avaliar o processo de qualificação na Atenção Básica com foco na valorização do trabalhador. Método: trata-se de um estudo descritivo, transversal, exploratório, com abordagem quantitativa, realizada nas equipes de Atenção Básica. A amostra foi composta por 43 enfermeiros os quais representaram 50% das equipes implantadas no município que poderiam fazer a contratualização no primeiro ciclo de avaliação. Utilizou-se um questionário semiestruturado como instrumento de coleta de dados. A análise dos dados foi feita por meio da estatística descritiva com frequência simples das variáveis selecionadas. Resultados: houve prevalência de profissionais que apresentavam no mínimo um ano e no máximo dois anos (34,8%). Quanto à formação complementar destes profissionais, observa-se o mesmo número de profissionais da amostra para duas categorias (34,8%). No município, a prevalência do desempenho dos enfermeiros quanto ao tempo de atuação e qualificação profissional se encontram acima da média (55,8%). Ao observar o Estrato (48,1%), o Estado (48,1%) e o Brasil (47,9%), a situação se inverte e a prevalência de desempenho ainda é mediana ou um pouco abaixo da média. As atividades de educação permanente apresentaram desempenho muito satisfatório. Entretanto, o vínculo de trabalho é precário gerando instabilidade e rotatividade dos profissionais revelando um desempenho mediano. Conclusão: além da necessidade de programar planos de carreira que contemple a proteção social, é imprescindível a progressão por avaliação de desempenho e/ou desenvolvimento.
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