TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE DE ADOLESCENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO 1.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2023-v.97-n.2-art.1713

Palavras-chave:

Adolescente; Diabetes Mellitus; Tecnologia; Promoção da Saúde.

Resumo

Objetivo: identificar as tecnologias desenvolvidas para a promoção da saúde de adolescentes com DM I, além de buscar na literatura os tipos de tecnologias e também descrever as limitações de sua aplicabilidade. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Utilizaram os seguintes descritores acompanhados do operador lógico booelano na estratégia de busca: adolescent and diabetes mellitus and health promotion. Incluíram-se artigos publicados entre 2012 a 2022, independentemente do idioma, disponíveis na íntegra, que aborde na prática tecnologias para promoção da saúde do adolescente com diabetes mellitus tipo 1. Excluíram-se os estudos repetidos e que não respondessem à questão norteadora, estudos publicados em livros, congressos e conferências e/ou artigos e livros e/ou estudos secundários. A partir das buscas, 45 artigos foram recuperados. Após a aplicação dos critérios de elegibilidade, cinco artigos foram considerados elegíveis. Resultados: Os resultados encontrados demonstraram que o acompanhamento com tecnologias possibilitou a satisfação com o tratamento assim como diminuição no sofrimento em relação à doença. Os estudos, de maneira geral, apresentaram resultados exitosos e não relataram ou tiverem dificuldades em suas aplicações ou em seu resultado final. Apenas um artigo que relacionou a tecnologia usada com melhora na qualidade de vida, não encontrou correlação positiva entre os dois. Considerações finais: Após a comparação das tecnologias, observou-se as potencialidades da inclusão das tecnologias, seja no manejo clínico da doença ou voltada para educação no tratamento da DM1.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edgar Marçal de Barros Filho, Universidade Federal do Ceará

 

 

André Sousa Rocha, Centro Universitário UNINTA

 

 

Luiz Adriano Freitas Oliveira, Centro Universitário UNINTA

 

 

 

Referências

Henríquez-Tejo R, Cartes-Velásquez R. Impacto psicosocial de la diabetes mellitus tipo 1 en niños, adolescentes y sus familias. Revisión de la literatura. Rev chilena pediatría. 2018. (ahead).

Taxa de incidência de diabetes cresceu 61,8% nos últimos 10 anos [Internet]. Rio de Janeiro: Fiocruz; 2018. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/taxa-de-incidencia-de-diabetes-cresceu-618-nos-ultimos-10-anos#:~:text=%C3%BAltimos%2010%20anos.

Sousa AA de, Albernaz AC, Rocha Sobrinho HM. Diabetes Melito tipo 1 autoimune: aspectos imunológicos - doi: 10.5102/ucs.v14i1.3406. Universitas: Ciências da Saúde [Internet]. 2016 Jul 13;14(1). Availablehttps://www.cienciasaude.uniceub.br/cienciasaude/article/viewFile/3406/3070.

Schoen-Ferreira TH, Aznar-Farias M, Silvares EF de M. Adolescência através dos séculos. Psicologia: Teoria e Pesquisa. 2010 Jun;26(2):227–34.

Alves L de FPA, Maia MM, Araújo MFM de, Damasceno MMC, Freitas RWJF de. Desenvolvimento e validação de uma tecnologia MHEALTH para a promoção do autocuidado de adolescentes com diabetes. Ciência & Saúde Coletiva. 2021 May;26(5):1691–700.

Moraes de Sabino LM, Magalhães Brasil DR, Caetano JÁ, Lavinas Santos MC, Santos Alves MD. Uso de tecnologia leve-dura nas práticas de enfermagem: análise de conceito. Aquichan [Internet]. 2016 Jun 1 [cited 2021 Jan 17];16(2):230–9. Available from: http://www.scielo.org.co/pdf/aqui/v16n2/v16n2a10.pdf.

Radovic A, Badawy SM. Technology Use for Adolescent Health and Wellness. Pediatrics. 2020 May;145(Supplement 2):S186–94.

Giovanelli A, Ozer EM, Dahl RE. Leveraging Technology to Improve Health in Adolescence: A Developmental Science Perspective. Journal of Adolescent Health. 2020 Aug;67(2):S7–13.

Ribeiro ALT, Araújo ÉF de, Pinho IVOS de, Melo MC, Martins RGG, Lara CCQ. Avaliação de tecnologia educativa para crianças com diabetes: estudo metodológico. Escola Anna Nery. 2021;25(5).

Botelho LLR, Cunha C, Macedo M. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade [Internet]. 2011. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/O-M%C3%89TODO-DA-REVIS%C3%83O-INTEGRATIVA-NOS-ESTUDOS-Botelho-Cunha/b99b4f7d8cb581a59f92915a0c64430d43dc65b0?p2df

Mendes KDS, Silveira RC de CP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto - Enfermagem [Internet]. 2008 Dec;17(4):758–64. Available from: https://www.scielo.br/j/tce/a/XzFkq6tjWs4wHNqNjKJLkXQ/?lang=pt

Santos CM da C, Pimenta CA de M, Nobre MRC. The PICO strategy for the research question construction and evidence search. Rev Latino-Americana de Enfermagem [Internet]. 2007 Jun;15(3):508–11. Available from: https://www.scielo.br/j/rlae/a/CfKNnz8mvSqVjZ37Z77pFsy/?lang=en7

Ursi ES, Gavão CM. Prevenção de lesões de pele no perioperatório: revisão integrativa da literatura. Rev Latino-Americana de Enfermagem. 2006 Feb;14(1):124–31.

García-Puig ME, Ruano-Casado L, Ballestar-Tarín ML. Programa de salud Agente +014: gamificación aplicada a la educación de adolescentes con diabetes según el modelo PRECEDE-PROCEDE y desde una perspectiva salutogénica. Hacia la Promoción de la Salud. 2021 Jul 1;26(2):129–46.

Schroder AC, Vanz AP, Geremia C, Trindade CS, Canabarro ST, Schroder AC, et al. Telessaúde em um centro de referência em Diabetes Mellitus: uma análise transversal. Escola Anna Nery [Internet]. 2021 [cited 2021 Nov 19];25(1). Available from: http://www.revenf.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000100212

Bratke H, Biringer E, Margeirsdottir HD, Njølstad PR, Skrivarhaug T. Relation of Health-Related Quality of Life with Glycemic Control and Use of Diabetes Technology in Children and Adolescents with Type 1 Diabetes: Results from a National Population Based Study. J Diabetes Res [Internet]. 2022 Nov 3 [cited 2023 Apr 14];2022:e8401328. Available from: https://www.hindawi.com/journals/jdr/2022/8401328/

Von Sengbusch S, Schneidewind J, Bokelmann J, Scheffler N, Bertram B, Frielitz FS, et al. Monthly video consultation for children and adolescents with type 1 diabetes mellitus during the COVID-19 pandemic. Diabetes Res Clin Practice. 2022 Nov;193:110135.

Morrow D, Kirk A, Muirhead F, Lennon M. Letting the World See through Your Eyes: Using Photovoice to Explore the Role of Technology in Physical Activity for Adolescents Living with Type 1 Diabetes. Inter J Environmental Res Public Health [Internet]. 2022 Jan 1 [cited 2023 Apr 14];19(10):6315. Available from: https://www.mdpi.com/1660-4601/19/10/6315

Beck J, Greenwood DA, Blanton L, Bollinger ST, Butcher MK, Condon JE, et al. 2017 national standards for diabetes self-management education and support. Diabetes Care [Internet]. 2017 Jul 28;40(10):1409–19. Available from: https://diabetesjournals.org/care/article/40/10/1409/29569/2017-National-Standards-for-Diabetes-Self

Flor LS, Campos MR. Prevalência de diabetes mellitus e fatores associados na população adulta brasileira: evidências de um inquérito de base populacional. Rev Bras Epidemiol [Internet]. 2017 Mar [cited 2020 Nov 3];20(1):16–29. Available from: https://www.scielo.br/pdf/rbepid/v20n1/1980-5497-rbepid-20-01-00016.pdf

Ortiz L de OM, Damião EBC, Rossato LM, Alves RCP. Melhores práticas de enfermagem em educação em diabetes à criança hospitalizada: uma revisão integrativa. Rev Eletrônica Enferm [Internet]. 2017 [cited 2023 Apr 14];19. Available from: https://repositorio.usp.br/item/002872197

Costa JD da, Marques KM de AP, Frota KC da, Oliveira LS. Tecnologias educacionais no cuidado às crianças com Diabetes Mellitus tipo 1: síntese do conhecimento. Espaç saúde [Internet]. 2021 [cited 2023 Apr 14];1–11. Available from: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1353792

Kamel Boulos MN, Gammon S, Dixon MC, MacRury SM, Fergusson MJ, Miranda Rodrigues F, et al. Digital Games for Type 1 and Type 2 Diabetes: Underpinning Theory With Three Illustrative Examples. JMIR Serious Games [Internet]. 2015 Mar 18 [cited 2019 Nov 18];3(1):e3. Available from: https://games.jmir.org/2015/1/e3/?utm_content=buffer01a61&utm_medium=social&utm_source=twitter.com&utm_campaign=buffer

Theng YL, Lee JWY, Patinadan PV, Foo SSB. The Use of Videogames, Gamification, and Virtual Environments in the Self-Management of Diabetes: A Systematic Review of Evidence. Games Health J. 2015 Oct;4(5):352–61.

Döğer E, Bozbulut R, Soysal Acar AŞ, Ercan Ş, Kılınç Uğurlu A, Akbaş ED, et al. Effect of Telehealth System on Glycemic Control in Children and Adolescents with Type 1 Diabetes. J Clin Res Pediatric Endocrinol [Internet]. 2019 Mar 1;11(1):70–5. Available from: http://cms.galenos.com.tr/Uploads/Article_19391/JCRPE-11-70-En.pdf

Silveira DF da, Abreu A da R, Fernandes GS, Freitas ABC, Rocha AS, Mendes AJL, et al. A tecnologia como ferramenta na saúde mental dos profissionais de saúde no contexto da pandemia por coronavírus. Rev Casos e Consultoria [Internet]. 2021 Sep 17 [cited 2023 Apr 14];12(1):e26363–3. Available from: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/26363

Publicado

19-04-2023

Como Citar

1.
PEREIRA BATISTA IT, Marçal de Barros Filho E, Sousa Rocha A, da Silva Nogueira Henrique I, Freitas Oliveira LA. TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE DE ADOLESCENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO 1. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 19º de abril de 2023 [citado 18º de dezembro de 2024];97(2):e023051. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/1713

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO