TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO EM PACIENTES COM CÂNCER DE PRÓSTATA: REVISÃO INTEGRATIVA
Palavras-chave:
Enfermagem; Tecnologia Educacional; Câncer de Próstata; Autocuidado.Resumo
Caracterizadas como o crescimento desordenado de células, as neoplasias possuem a capacidade de invadir tecidos adjacentes ou órgãos que estejam distantes da origem do crescimento, provocando hemorragias, dores contínuas, hematomas frequentes, febre, caquexia, astenia, protuberância anômala, entre outros sintomas. Neste cenário, o câncer de próstata causou 15.391 mortes no Brasil em 2017 e é o segundo câncer mais comum entre a população masculina. Por essa razão, esse estudo objetivou identificar, a partir da literatura científica, tecnologias educacionais utilizadas por enfermeiro/a(s) para promoção do autocuidado de pacientes com câncer de próstata. Para tanto, foi realizado um estudo do tipo bibliográfico, mais especificadamente uma revisão integrativa da literatura. A busca de artigos foi realizada através do Portal de Periódicos Capes/Ministério da Educação (MEC) nas bases de dados LILACS, IBECS, BDENF, SciELO, CINAHL, MEDLINE, Scopus e Web of Science. Com vistas a dinamizar o processo de busca, realizou-se o cruzamento dos termos no idioma inglês, com auxílio do operador booleano AND, seguindo a seguinte sequência: Nursing AND Educational Technology AND Self Care, Nursing AND Educational Technology AND Prostatic Neoplasms, Nursing AND Self Care AND Prostatic Neoplasms. Após análise do resultado das buscas, oito artigos foram selecionados como amostra final deste estudo. Evidencia-se, portanto, que as tecnologias educativas aplicadas por profissionais de saúde a pacientes com câncer de próstata possuem um grande alcance na sua forma de apresentação, podendo ser adaptada conforme as necessidades e peculiaridades de cada paciente, comunidade, nível da prestação de serviço ofertada.
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