HISTÓRIA DO PROJETO DE FORMAÇÃO DE TRABALHADORES PARA A ÁREA DE SAÚDE EM LARGA ESCALA
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2023-v.97-n.2-art.1810Palavras-chave:
História da Enfermagem, Educação Profissionalizante, Educação em enfermagem, EnfermagemResumo
Objetivo: descrever a história do Projeto de Formação de Trabalhadores para a Área de Saúde em Larga Escala. Método: Este possui natureza histórico-social, cujo objeto constituiu-se da trajetória histórica do Projeto “Larga Escala” no Estado do Piauí, Brasil no período de 1982 a 1996. Foram utilizados os conceitos de história e memória na perspectiva de Le Goff e Delgado, como também nos conceitos e métodos da história oral sob o ponto de vista de Meihy e Ribeiro. A produção dos dados teve como fontes primárias os depoimentos orais de sete colaboradoras enfermeiras que participaram do Projeto, na condição de professores e alunos, nos cursos de formação pedagógica e formação profissional e que aceitaram participar da pesquisa. As fontes secundárias foram constituídas por livros e artigos referentes à temática, pertinentes ao contexto histórico, político e social da época. Resultados: Este projeto foi desenvolvido sob influência de determinantes políticos, sociais, econômicos e históricos que possibilitaram reflexões acerca dessa experiência na área de formação de recursos humanos em enfermagem. Derivou em um legado histórico de integração, ensino e trabalho com perspectivas inclusivas e cidadãs com utilização de métodos ativos nesse tipo de ensino. Considerações finais: Os avanços e retrocessos foram características básicas no processo de ensino de Enfermagem no Piauí. Foi possível a identificação e a contribuição de Enfermeiras Piauienses pioneiras na evolução deste processo de ensino e aprendizagem da profissão, assim como a análise histórica da instalação, estruturação e aperfeiçoamento do ensino médio de Enfermagem no Estado do Piauí.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.