CUIDADO NO CIBERESPAÇO COMO DISPOSITIVO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO CONTEXTO DA SOCIEDADE DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2024-v.98-n.3-art.1849Palavras-chave:
Educação em Saúde, Ciberespaço, CuidadoResumo
Objetivo: Analisar como o cuidado praticado nas mediações nos ciberespaços como dispositivo de educação em saúde no contexto da sociedade digital pode possibilitar à prevenção do bullying e cyberbullying no âmbito escolar.
Método: Estudo de análise reflexiva como suporte conceitual sobre possibilidades de produção da cultura do cuidado educativo nos canais de saúde no YouTube via Internet. Resultado: A cibercultura como resultado do uso do ciberespaço permite uma infinidade de atitudes em relação aos usuários da internet que se interconectam com a vida real. Isto possibilita, práticas de cultura do cuidado e de novos desenhos de assistir os sujeitos em suas demandas de saúde, como são as práticas de webcuidado, e que reforçam relações saudáveis, pois a cibercultura opera a positividade da boa ética dos coletivos humanos. Assim, no ciberespaço podem ocorrer a promoção da cultura do cuidado individual e coletivo como modos de produzir a educação em saúde com saberes multidisciplinares que suscitam, na escola, o enfrentamento do Bullying e cyberbullying com foco na prevenção e promoção destas violências. E podem disparar outras maneiras de cuidar através da comunicação interativa com conteúdos educativos gerados nas relações dialógicas nos ciberespaços que se caracterizam como webcuidado.
Conclusão: A promoção da saúde no ciberespaço é possível e necessária como dispositivos de gerador da cultura do cuidado pela difusão de conteúdos sobre saúde mediados nos canais “on-line” com propósito educativo na prevenção das microviolências produzidas na convivência escolar.
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