ARTICULAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NO CAMPO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NA FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS RECÉM-FORMADOS

Autores

  • Vilza Aparecidan Handan de Deus Universidade Federal Fluminense
  • Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0002-6403-2349
  • Eliane Ramos Pereira Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil
  • Monica Moura da Silveira Lima Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil
  • Rita de Cássia Ferreira da Silva Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil
  • Agnes Cristina da Silva Pala Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2023-v.97-n.2-art.1886

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Educação Continuada, Estudantes de Enfermagem, Enfermeiros e Enfermeiras, Enfermagem

Resumo

Introdução: O processo ensino-aprendizagem é uma estratégia para articular serviço e ensino na formação de enfermeiros recém-formados na área de serviços de saúde. Objetivo: Avaliar os resultados de estudos bibliográficos sobre o processo ensino-aprendizagem na formação de enfermeiros recém-formados. Métodos: Elaborado a partir da Revisão Integrativa nas principais bases de dados nacionais e internacionais, listando os estudos 2018-2022, sob o protocolo PRISMA. Resultados: A revisão destacou a importância da inserção do enfermeiro recém-formado no serviço de saúde. Conclusão: A revisão bibliográfica realizada possibilitou visualizar e evidenciar a importância do serviço de formação profissional para enfermeiros recém-formados, como processo de articulação ensino-aprendizagem, nos serviços de saúde e assim dinamizar novos espaços ensino-serviço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Martins BG, Silva LMC, Rodrigues B, Capaccioli BRBS. Development and validation of a leadership training program for nurses. Texto contexto – enferm [Internet]. 2019 May 20 [cited 2023 Apr 30];28:e20180048. Available from: https://www.scielo.br/j/tce/a/MWnjTVxsY3SX5FRvczNLX5F/?lang=pt

Pereira LA, Ramos AM, Schallenberger CD, Vaz MC, Barlem ELD. Liderança na doença: abordagem ecossistêmica com impacto descuidado. Enferm foco [Internet]. 2018 [cited 2023 Apr 30];9(3). Available from: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/1351/463

Ministério da Saúde (BR). Departamento de Ciência e Tecnologia. Agenda de Prioridades de Pesquisa do Ministério da Saúde - APPMS [recurso eletrônico] [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2018. [citado 2022 Set 13]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/agenda_prioridades_pesquisa_ms.pdf

França TR, Medeiros KR, Belisário SA, Garcia AC, Pinto ICM, Castro JL, Pierantoni CL. Política de Educação Permanente em Saúde no Brasil: a contribuição das Comissões Permanentes de Integração Ensino-Serviço. Ciênc. saúde colet [Internet]. 2017 Jun 1 [citado 2023 Apr 30];22(6):1817–28. Available from: https://www.scielo.br/j/csc/a/gxPVCCx7x83PrSJ5yvppYXz/abstract/?lang=pt

Galindo IS. O enfermeiro recém-formado em unidade de terapia intensiva adulto: entre desafios teóricos e práticos da profissão. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis; 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/190638/PNFR1051-D.pdf?sequence=-1&isAllowed=y. Acesso em: 28 jun. 2020.

Conselho Nacional de Educação (BR) (*); Câmara de Ensino Superior. Resolução CNE-CES nº. 3, de 7 de novembro de 2001. Instituto de Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem [Internet]. [citado 2023 Apr 30]. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2012/03/resolucao_CNE_CES_3_2001Diretrizes_Nacionais_Curso_Graduacao_Enfermagem.pdf.

Ceolin S, Manuelle Arias Piriz, da M, González S, Rita Maria Heck. Elementos do paradigma sociocrítico nas práticas do cuidado de enfermagem: revisão integrativa. Rev. esc. enferm. USP [Internet]. 2017 Nov 27 [cited 2023 Apr 30];51(0). Available from: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/bBw5kNvhbxxFsW6xw8m5RsL/?lang=pt

Page MJ, Moher D. Evaluations of the uptake and impact of the Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses (PRISMA) Statement and extensions: a scoping review. Syst Rev [Internet]. 2017 Dec 19 [cited 2023 Apr 30];6(1). Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29258593/

Page MJ, McKenzie JE, Bossuyt PM, Boutron I, Hoffmann TC, Mulrow CD, et al. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ [Internet]. 2021 Mar 29 [cited 2023 Apr 30];n71–1. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33782057/

Kol E, İlaslan E, Türkay M. Training needs of clinical nurses at an university hospital in Turkey. Nurse Educ Pract [Internet]. 2017 Jan 1 [cited 2023 Apr 30];22:15–20. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27889623/

Vahedian-Azimi A, Rahimi-Bashar F, Pourhoseingholi M-A, Salesi M, Shamsizadeh M, Jamialahmadi T, et al. Effect of the Specific Training Course for Competency in Doing Arterial Blood Gas Sampling in the Intensive Care Unit: Developing a Standardized Learning Curve according to the Procedure’s Time and Socioprofessional Predictors. Biomed Res Int [Internet]. 2021 Jan 1 [cited 2023 Apr 30];2021:1–10. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33628776/

Hussein R, Salamonson Y, Everett B, Hu W, Ramjan LM. Good clinical support transforms the experience of new graduates and promotes quality care: A qualitative study. J Nurs Management [Internet]. 2019 Nov 1 [cited 2023 Apr 30];27(8):1809–17. Available from: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/jonm.12880

Mitchell LE, Bury E, Leonard O. Meeting the learning needs of AMU nurses through collaborative working. Br J Nurs [Internet]. 2016 Mar 28 [cited 2023 Apr 30]; Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27019168/

Lu YC, Lin YJ, Cyu LY. Understanding the Learning Needs of New Graduate Nurses at a Surgical Ward to Develop a Smartphone/Table Based Training System. Stud Health Technol Inform [Internet]. 2016 [cited 2023 Apr 30];225. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27332477/

Alcantara VCG, Silva RMRCA, Pereira ER, Silva DM, Flores IP. O trânsito urbano e os fatores estressantes percebidos por motoristas de ônibus: estudo fenomenológico. Rev enferm UERJ [Internet]. 2020 [cited 2023 Apr 30];e44289–9. Available from: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/fr/biblio-1104374

Merleau-Ponty M. Fenomenologia da Percepção. 5. São Paulo: WMF Martins Fontes; 2018.

Ting YC, Chiang CY, Lu CY, Sun FK. Developing a theory to guide nurse practitioners to accomplish [a] training programme: A grounded theory study. Nurse Educ Today [Internet]. 2021 Feb 16 [cited 2023 Apr 30];99:104814–4. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33639580/

Huang XL, Tsao Y, Chung H, Creedy D. Effects of a mobile phone application for graduate nurses to improve central venous catheter care: A randomized controlled trial. J Advan Nurs [Internet]. 2021 Jan 12 [cited 2023 Apr 30];77(5):2328–39. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33433024/

Morin E. Os sete conhecimentos necessários para a educação futura. 2ª ed. rev. São Paulo, Brasília, DF: Cortez; 2018.

Costa R, Lino MM, Souza AIJ, Lorenzini E, Fernandes GCM, Brehmer LCF, et al. Nursing teaching in covid-19 times: how to reinvent it in this context? Texto contexto – enferm [Internet]. 2020 Jun 8 [cited 2023 Apr 30];29. Available from: https://www.scielo.br/j/tce/a/yfH55Z8QPg5S6rftGrcbJBF/?lang=en

Kukko P, Silén-Lipponen M, Saaranen T. Health care students’ perceptions about learning of affective interpersonal communication competence in interprofessional simulations. Nurse Educ Today. 2020 Nov 1 [cited 2023 Apr 30];94:104565–5. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32916408/

Minayo C, Costa PA. Fundamentos Teóricos das Técnicas de Pesquisa Qualitativa. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/349/34958005002/34958005002.pdf

Orengo FV, Holanda AF, Goto TA. Fenomenologia e psicologia fenomenológica para psicólogos brasileiros: uma compreensão empírica. Psicol Estud [Internet]. 2020 Mar 16 [cited 2023 May 1];25. Available from: https://www.scielo.br/j/pe/a/7c5s5FtScXbCXZGQ83pwRfq/abstract/?lang=pt

Oliveira GS, Cunha AMO. Breves considerações a respeito da fenomenologia e do metodo fenomenologico. Cad FUCAMP [Internet]. 2021 [cited 2023 May 1];20(47). Available from: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2533

González-Soto CE, Menezes TMO, Guerrero-Castañeda RF. Reflection on the phenomenology of Merleau-Ponty and its contributions to nursing research. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2021 [cited 2023 May 1];42:20190439. Available from: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/Yrg5fvKMLrRwMn5XD5gFZrf/?format=pdf&lang=en

Davis DL. A estrutura como representação na obra inicial de Merleau-Ponty. Rev Psicol Pesquisa [Internet]. 2011 Dec 1 [cited 2023 May 1];5(2):96–107. Available from: https://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/article/view/23593

Leal L, Soares M, Silva B da, Chaves L, Camelo S. Challenges to develop competencies in the hospital framework. Reme [Internet]. 2018 Jan 1 [cited 2023 May 1];22. Available from: https://www.reme.org.br/artigo/detalhes/1250

Eichemberger JR, Kawagoe JY, Andrade LG, Gomes A. Conhecimento dos enfermeiros recém-formados sobre Precauções Específicas na pré-pandemia da COVID-19. Escola Anna Nery [Internet]. 2022 Jun 15 [cited 2023 May 1];26:e20210504. Available from: https://www.scielo.br/j/ean/a/C9TtY4HBMtDCFxWkf5RWdrG/?lang=pt

Publicado

20-06-2023

Como Citar

1.
Deus VAH de, Silva RMCRA, Pereira ER, Lima MM da S, Silva R de CF da, Pala AC da S. ARTICULAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NO CAMPO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NA FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS RECÉM-FORMADOS. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 20º de junho de 2023 [citado 15º de novembro de 2024];97(2):e023101. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/1886

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO