ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA IMPLANTAÇÃO E GESTÃO DO LABORATÓRIO DE PESQUISA ELMOLAB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2024-v.98-n.2-art.2103

Palavras-chave:

Inovação Tecnológica, Centro de Pesquisa, Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde

Resumo

Objetivo: no estudo relatar a atuação do enfermeiro na implantação e gestão do laboratório de pesquisa ELMOLAB. Método: Realizou-se a implantação a partir da organização das estruturas do laboratório e montagem de materiais e equipamentos para seu funcionamento, assim como o manual elaborado com a finalidade de estabelecer a normatização e regras dos profissionais que utilizarem o espaço. Houve a criação de um fluxo de implantação e funcionamento que ocorreu em agosto de 2021 e permanece atualmente. Resultados: Após a implantação do local, foi necessário rever os materiais que necessitavam de solicitação, assim a responsável pelo setor solicitou recursos para suprir a demanda que os pesquisadores necessitam para a coleta de dados, sendo os gases medicinais insumo com maior necessidade de utilização. Partindo do contexto supracitado no avanço de pesquisas em prol da tecnologia e melhorias para a sociedade, o Laboratório de Pesquisa (ELMOLAB) foi originado, como um espaço permanente de pesquisa, inovação e de colaboração com a gestão institucional, contando com a participação de pesquisadores e estudantes das diferentes áreas. A criação do fluxo de funcionamento do laboratório de pesquisa foi elaborada pelos envolvidos no projeto, após reuniões de estratégias com a finalidade de implantar os espaços de forma adequada para recepção do público e pesquisadores. Considerações finais:Foi observado que a implementação do laboratório contribuiu para inovação tecnológica das futuras pesquisas, e que, trata-se de um sistema que precisa ter o apoio institucional e das instâncias superiores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leticia Kelly Costa Silva, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira. Especialista em Urgência e Emergência. Especialista em Gestão e Auditoria em Serviços da Saúde. Mestranda pelo programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC). Fortaleza, Ceará, Brasil. 

Francisco Jadson Franco Moreira, Escola de Saúde Pública do Ceará

Psicólogo. Mestre em Educação Profissional em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz – (FIOCRUZ/RJ). Editor-Chefe da Revista Cadernos ESP.

André Ribeiro de Castro Júnior, Escola de Saúde Pública do Ceará

Enfermeiro. Doutorando em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, Brasil. Colaborador da Escola de Saúde Pública do Ceará. 

Leidy Dayane Paiva de Abreu, Escola de Saúde Pública do Ceará

Enfermeira. Doutora em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Editora Científica da Revista Cadernos ESP da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE). Integrante da Gerência de Pesquisa em Saúde (Gepes) da ESP/CE. Fortaleza, Ceará, Brasil.

Valéria Romão Pasqualini Nerio, Escola de Saúde Pública do Ceará

Advogada. Mestra em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Fortaleza, Ceará, Brasil. Colaboradora da Escola de Saúde Pública do Ceará. 

Maria Iara Socorro Martins, Escola de Saúde Pública do Ceará

Fisioterapeuta. Mestra em Saúde Pública - Universidade Federal do Ceará. Integrante da Gerência de Pesquisa em Saúde (Gepes) da ESP/CE. Fortaleza, Ceará, Brasil.

Luna Morgana de Oliveira Moraes, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, Ceará, Brasil.

Ticiane Freire Gomes, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira. Mestre pela  Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Doutorando em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, Brasil.

Marcos Augusto de Paula Santos, universidade Estadual do Ceará

Enfermeiro. Graduação em Enfermagem pela Universidade Católica de Salvador. Mestrando em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Fortaleza, Ceará, Brasil.

Referências

Sudré GA, Vergilio HAS, Jesus L, Sudré MRSJ. Estudo da Implantação das Tecnologias de Informação na área da Saúde em Enfermagem: uma revisão integrativa de literatura. Health Inform, 2020; 12 (1):24-30.

Pimentel TD, Carvalho FCC, Oliveira MCB. Centros de Pesquisa em Turismo no Mercosul: distribuição, ênfases e possíveis interações como fator de desenvolvimento. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, 2018;11: 321-44. doi: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n1p319. DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n1p321

Callado CH, Bastos M, Manão CG, Albarello N. Ceads: um centro de pesquisa da universidade do estado do rio de janeiro e sua contribuição para a melhoria das condições humanas e ambientais. interagir: pensando a extensão. 2018; 26:34-45. doi: https://doi.org/10.12957/interag.2018.39718. DOI: https://doi.org/10.12957/interag.2018.39718

Ornell F, Schuch JB, Sordi AO, Kessler FHP. “Pandemic fear” and COVID-19: mental health burden and strategies. Braz J Psychiatry. 2020; 42:232-35. doi: https://doi.org/10.1590/1516-4446-2020-0008 DOI: https://doi.org/10.1590/1516-4446-2020-0008

Moreira FJF, Holanda MA, Abreu LDP, Silva LKC, Santos MAP. Ciência aberta e o novo modus operandi de comunicar em saúde: a experiência do elmo. cadernos esp. 2021; 15(2):48–52. doi: https://doi.org/10.54620/cadesp.v15i2.666. DOI: https://doi.org/10.54620/cadesp.v15i2.666

André RPD, Oliveira H.C, Gouvêa G, Fernandes FC, Jerônimo IRL, Campos JF. Treinamento de intubação orotraqueal na pandemia por coronavírus: aplicação da Prática Deliberada em Ciclos Rápidos. Rev Bras Educação Médica. 2021; 45 (3): e0136 doi: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.3-20210019. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.3-20210019

Holanda MA, Tomaz BS, Menezes DGA, Lino JA, Gomes GC. Desenvolvimento de um capacete para oferta de CPAP e oxigenoterapia com alto fluxo: ELMO 1.0.J Bras Pneumol. 2021; 47(2): e20200590. doi: https://dx.doi.org/10.36416/1806-3756/e20200590. DOI: https://doi.org/10.36416/1806-3756/e20200590

Pereira AGC, Abreu LDP, Basílio FRF, Magalhães RM, Moreira FJF, Castro FM, et al. O silêncio que grita no centro: um olhar sobre vivências junto à população em situação de rua. Cadernos ESP. 2019;13(1):83–93. Disponível: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/172/166

Guerra E, Vechiato F. Avaliação do fluxo de produção de informação acessível na UFRN. XIX Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XIX ENANCIB). 2018. Disponível: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/151748

Dantas LN, Sant’ana FF, Almeida FM, Berteges LFC. Análise do desenvolvimento de novos produtos no laboratório de uma Instituição de Ensino. Revista Teccen. 2021;14(2):36-42, 2021. Doi: https://doi.org/10.21727/teccen.v14i2.3030 DOI: https://doi.org/10.21727/teccen.v14i2.3030

Aração BLCS. Proposta de criação de laboratório de ensino, pesquisa e extensão na área da gestão energética e ambiental: estudo panorâmico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Coordenação do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18844

Pereira AS, Conceição NCP. Um Estudo Sobre Laboratórios Multidisciplinares De Ciências Da Natureza Em Escolas Públicas Da Região Oeste Do Pará. Rev Exitus. 2019;9(5):331-60. doi: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1110 DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1110

Ticom PSP. A Importância Dos Contratos De Transferência De Tecnologia Nos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais No Brasil: O Caso Farmanguinhos/Fiocruz.2019. Dissertação de Mestrado da Universidade Fernando Pessoa. Disponível em: https://bdigital.ufp.pt/handle/10284/8141

Lima PGS. Amaral MPF, Silva BS. Desenvolvimento E Avaliação De Usabilidade De Software Para Pesquisa De Públicos No Museu Câmara Cascudo. Rev Ergodesign HC. 2021;2(9):1-19. Disponível em: https://go.gale.com/ps/i.do?id=GALE%7CA689970547&sid=googleScholar&v=2.1&it=r&linkaccess=abs&issn=23178876&p=AONE&sw=w&userGroupName=anon%7Ef9ad6f73 DOI: https://doi.org/10.22570/ergodesignhci.v9i2.1516

Silva PS, Oliveira APLR. Educação Profissional E Memórias: Uma Proposta De Museu Virtual Como Contribuição À Formação Humana Integral Para O If Sudeste Mg - Câmpus Santos Dumont. Rev Vivências. 2022;18(36):47-69. doi: https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.698 DOI: https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.698

Publicado

25-05-2024

Como Citar

1.
Costa Silva LK, Franco Moreira FJ, de Castro Júnior AR, Paiva de Abreu LD, Pasqualini Nerio VR, Socorro Martins MI, de Oliveira Moraes LM, Freire Gomes T, de Paula Santos MA. ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA IMPLANTAÇÃO E GESTÃO DO LABORATÓRIO DE PESQUISA ELMOLAB. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 25º de maio de 2024 [citado 21º de novembro de 2024];98(2). Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/2103

Edição

Seção

RELATOS