ATIVIDADE EDUCATIVA MEDIADA PELA ARTE SOBRE O BULLYING COM ADOLESCENTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA

INFORME DE EXPERIENCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2024-v.98-n.2-art.2131

Palavras-chave:

Bullying; Adolescente; Educação em saúde; Arte; Saúde mental

Resumo

Objetivo: relatar a experiência de uma atividade educativa mediada pela arte sobre o bullying com adolescentes. Método: relato de experiência de uma atividade educativa sobre bullying, realizada no mês de maio de 2023, em uma escola pública de ensino médio localizada na zona sul e em uma igreja evangélica na zona norte, ambas na cidade do Rio de Janeiro. Para a atividade, adaptou-se a Dinâmica de Criatividade e Sensibilidade - Corpo Saber, dado a sensibilidade da temática. Resultados: 42 adolescentes expressaram, por meio da arte, os sentimentos de tristeza, depressão, dor, angústia, a dor física, a automutilação e o suicídio. Eles refletiram sobre a prevenção do bullying e orientados na busca por apoio emocional com os familiares, na escola e com profissionais de saúde. Considerações finais: a atividade educativa proporcionou aos adolescentes expressarem seus sentimentos sobre o bullying e a busca por ajuda para minimizar os impactos na saúde mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Boulton MJ, Macaulay PJR. Does authentic self-esteem buffer the negative effects of bullying victimization on social anxiety and classroom concentration? Evidence from a short-term longitudinal study with early adolescents. Br J Educ Psychol [Internet]. 2023 [cited 2024 Jan 02];93:500-12. Available from: http://dx.doi.org/10.1111/bjep.12573

Vieira Junior FU, Vieira KMR, Moretti AC. Bullying with school teenagers in diferente ducational contexts. Rev enferm UFPE on line [Internet]. 2020 [cited 2024 Jan 02]; 14:e243622. Available from: http://www.doi.org/10.5205/1981-8963.2020.243622

Alencastro LCS, Silva JL, Komatsu AV, Bernardino FBS, Mello FCM, Silva MAI. Theater of the Oppressed and bullying: nursing performance in school adolescent health. Rev Bras de Enferm [Internet]. 2020 [cited 2024 Jan 02];73(1). Available from: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0910

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (BR). Pesquisa Nacional de Saúde do escolar: 2019 [Internet].2021 [cited 2024 Jan 02]. Available from: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101852

Pimentel FO, Méa CPD, Patias NP. Victims of bullying, symptoms of depression, anxiety and stress, and suicidal ideation in teenagers. Acta Colombiana Psicol [Internet]. 2020 [cited 2024 Jan 02];23(2):205–40. Available from: http://www.doi.org/10.14718/ACP.2020.23.2.9

Brasil. Lei nº 13.185 de 06 de novembro de 2015. Institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying) [Internet]. 2015 [cited 2024 Jan 02]. Available from: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13185.htm#:~:text=de%20comunidade%20escolar.-,Art.,%C3%A0%20intimida%C3%A7%C3%A3o%20sistem%C3%A1tica%20(%20bullying%20)

Martínez-Valderrey V, Gil-Mediavilla M, Villasana-Terradillos M, Alguacil-Sánchez S. Editorial: Bullying, cyberbullying, and dating violence: State of the art, evaluation instruments, and prevention and intervention proposals. Front. Psychol [Internet]. 2023[cited 2024 Jan 03]; 14:1119976. Available from: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2023.1119976

Yan H, Chen J, Huang J. School Bullying Among Left-Behind Children: The efficacy of art therapy on reducing bullying victimization. Front Psychiatry [Internet]. 2019[cited 2024 Jan 03]; 7;10:40. Available from: https://doi.org/10.3389/fpsyt.2019.00040

Groman J. The Bully’s Face: Using Art to Understand Bullying in Gifted Children. Gifted Child Today [Internet]. 2019 [cited 2024 Jan 0]; Available from: https://doi.org/10.1177/1076217518804852

Soratto J, Pires DEP, Cabral IE, Lazzari DD, Witt RR, Sipriano CAS. A maneira criativa e sensível de pesquisar. Rev Bras Enferm [Internet]. 2014 [cited2024 Jan 03];67(6):994–99. Available from: https://doi.org/10.1590/0034-7167.2014670619

Ministério da Saúde (BR). Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510 de 7 de abril de 2016. Trata sobre as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa em ciências humanas e sociais. Diário Oficial da União [Internet]. 2016 [cited 2024 Jan 03]. Available from: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf

Fuentesa EA, Carvalloa PR, Pobletea SR. Acoso escolar (bullying) como factor de riesgo de depresión y suicidio. Rev Chil Pediatr [Internet]. 2020 [cited 2024 Jan 04];91(3). Available from: http://dx.doi.org/10.32641/rchped.v91i3.1230

Moraes DX, Moreira ES, Sousa JM, Vale RRM, Pinho ES, Dias PCS, et al. “The pen is the blade, my skin the paper”: risk factors for self-injury in adolescents. Rev Bras Enferm [Internet]. 2020 [cited 2024 Jan 04];73(Suppl 1):e20200578. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0578

Brandão-Neto W, Silva CO, Amorim RRT, Aquino JM, Almeida Filho AJ, Gomes BMR, et al. Formation of protagonist adolescents to prevent bullying in school contexts. Rev Bras Enferm [Internet]. 2020 [cited 2024 Jan 04];73(Suppl 1):e20190418. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0418

Almeida GL, Silva JLL, Lima ALO, Ferreira HW, Messias CM, Santos GLA. Promoção da saúde mental com crianças no âmbito escolar: conversando sobre bullying. Braz. J. of Develop [Internet]. 2020 [cited 2024 Jan 04];6(6):33166-174. Available from: http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n6-028

Publicado

28-04-2024

Como Citar

1.
de Oliveira Moreira Silva L, Stefani Salsa Henrique C, Barbosa de Araújo Dutra da Silva R, Silva Rosa R, Barbosa Santos Dias L, Renata Bastos Depianti J. ATIVIDADE EDUCATIVA MEDIADA PELA ARTE SOBRE O BULLYING COM ADOLESCENTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA: INFORME DE EXPERIENCIA. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 28º de abril de 2024 [citado 21º de novembro de 2024];98(2):e024311. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/2131

Edição

Seção

RELATOS