ATIVIDADE EDUCATIVA MEDIADA PELA ARTE SOBRE O BULLYING COM ADOLESCENTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA
INFORME DE EXPERIENCIA
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2024-v.98-n.2-art.2131Palavras-chave:
Bullying; Adolescente; Educação em saúde; Arte; Saúde mentalResumo
Objetivo: relatar a experiência de uma atividade educativa mediada pela arte sobre o bullying com adolescentes. Método: relato de experiência de uma atividade educativa sobre bullying, realizada no mês de maio de 2023, em uma escola pública de ensino médio localizada na zona sul e em uma igreja evangélica na zona norte, ambas na cidade do Rio de Janeiro. Para a atividade, adaptou-se a Dinâmica de Criatividade e Sensibilidade - Corpo Saber, dado a sensibilidade da temática. Resultados: 42 adolescentes expressaram, por meio da arte, os sentimentos de tristeza, depressão, dor, angústia, a dor física, a automutilação e o suicídio. Eles refletiram sobre a prevenção do bullying e orientados na busca por apoio emocional com os familiares, na escola e com profissionais de saúde. Considerações finais: a atividade educativa proporcionou aos adolescentes expressarem seus sentimentos sobre o bullying e a busca por ajuda para minimizar os impactos na saúde mental.
Downloads
Referências
Boulton MJ, Macaulay PJR. Does authentic self-esteem buffer the negative effects of bullying victimization on social anxiety and classroom concentration? Evidence from a short-term longitudinal study with early adolescents. Br J Educ Psychol [Internet]. 2023 [cited 2024 Jan 02];93:500-12. Available from: http://dx.doi.org/10.1111/bjep.12573
Vieira Junior FU, Vieira KMR, Moretti AC. Bullying with school teenagers in diferente ducational contexts. Rev enferm UFPE on line [Internet]. 2020 [cited 2024 Jan 02]; 14:e243622. Available from: http://www.doi.org/10.5205/1981-8963.2020.243622
Alencastro LCS, Silva JL, Komatsu AV, Bernardino FBS, Mello FCM, Silva MAI. Theater of the Oppressed and bullying: nursing performance in school adolescent health. Rev Bras de Enferm [Internet]. 2020 [cited 2024 Jan 02];73(1). Available from: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0910
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (BR). Pesquisa Nacional de Saúde do escolar: 2019 [Internet].2021 [cited 2024 Jan 02]. Available from: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101852
Pimentel FO, Méa CPD, Patias NP. Victims of bullying, symptoms of depression, anxiety and stress, and suicidal ideation in teenagers. Acta Colombiana Psicol [Internet]. 2020 [cited 2024 Jan 02];23(2):205–40. Available from: http://www.doi.org/10.14718/ACP.2020.23.2.9
Brasil. Lei nº 13.185 de 06 de novembro de 2015. Institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying) [Internet]. 2015 [cited 2024 Jan 02]. Available from: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13185.htm#:~:text=de%20comunidade%20escolar.-,Art.,%C3%A0%20intimida%C3%A7%C3%A3o%20sistem%C3%A1tica%20(%20bullying%20)
Martínez-Valderrey V, Gil-Mediavilla M, Villasana-Terradillos M, Alguacil-Sánchez S. Editorial: Bullying, cyberbullying, and dating violence: State of the art, evaluation instruments, and prevention and intervention proposals. Front. Psychol [Internet]. 2023[cited 2024 Jan 03]; 14:1119976. Available from: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2023.1119976
Yan H, Chen J, Huang J. School Bullying Among Left-Behind Children: The efficacy of art therapy on reducing bullying victimization. Front Psychiatry [Internet]. 2019[cited 2024 Jan 03]; 7;10:40. Available from: https://doi.org/10.3389/fpsyt.2019.00040
Groman J. The Bully’s Face: Using Art to Understand Bullying in Gifted Children. Gifted Child Today [Internet]. 2019 [cited 2024 Jan 0]; Available from: https://doi.org/10.1177/1076217518804852
Soratto J, Pires DEP, Cabral IE, Lazzari DD, Witt RR, Sipriano CAS. A maneira criativa e sensível de pesquisar. Rev Bras Enferm [Internet]. 2014 [cited2024 Jan 03];67(6):994–99. Available from: https://doi.org/10.1590/0034-7167.2014670619
Ministério da Saúde (BR). Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510 de 7 de abril de 2016. Trata sobre as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa em ciências humanas e sociais. Diário Oficial da União [Internet]. 2016 [cited 2024 Jan 03]. Available from: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf
Fuentesa EA, Carvalloa PR, Pobletea SR. Acoso escolar (bullying) como factor de riesgo de depresión y suicidio. Rev Chil Pediatr [Internet]. 2020 [cited 2024 Jan 04];91(3). Available from: http://dx.doi.org/10.32641/rchped.v91i3.1230
Moraes DX, Moreira ES, Sousa JM, Vale RRM, Pinho ES, Dias PCS, et al. “The pen is the blade, my skin the paper”: risk factors for self-injury in adolescents. Rev Bras Enferm [Internet]. 2020 [cited 2024 Jan 04];73(Suppl 1):e20200578. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0578
Brandão-Neto W, Silva CO, Amorim RRT, Aquino JM, Almeida Filho AJ, Gomes BMR, et al. Formation of protagonist adolescents to prevent bullying in school contexts. Rev Bras Enferm [Internet]. 2020 [cited 2024 Jan 04];73(Suppl 1):e20190418. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0418
Almeida GL, Silva JLL, Lima ALO, Ferreira HW, Messias CM, Santos GLA. Promoção da saúde mental com crianças no âmbito escolar: conversando sobre bullying. Braz. J. of Develop [Internet]. 2020 [cited 2024 Jan 04];6(6):33166-174. Available from: http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n6-028
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.