Tecnologias para a educação em saúde no pós-operatório de revascularização miocárdica

protocolo de scoping review

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2024-v.98-n.2-art.2226

Palavras-chave:

Revascularização Miocárdica, Período Pós-Operatório, Educação em Saúde, Tecnologia

Resumo

Introdução: A revascularização do miocárdio é a cirurgia cardíaca mais realizada no Brasil e o seu pós-operatório demanda estratégias de educação em saúde. Objetivo: Mapear as tecnologias usadas na educação em saúde para pacientes adultos no pós-operatório de revascularização do miocárdio. Métodos: Trata-se de um protocolo de revisão de escopo embasado na estrutura metodológica recomendada pelo manual Joanna Briggs Institute (JBI), no qual a população são os pacientes adultos; o conceito são as tecnologias utilizadas para a educação em saúde; e o contexto é o pós-operatório de revascularização do miocárdio em hospitais, unidades de atenção primária e no domicílio. A partir disso, elaborou-se a seguinte questão de pesquisa: quais as tecnologias utilizadas para a educação em saúde de pacientes adultos no pós-operatório de revascularização do miocárdio em hospitais, unidades de atenção primária e no domicílio? Para a realização das buscas, serão utilizadas sete bases de dados na literatura científica e nove na literatura cinzenta, considerando os critérios de elegibilidade e exclusão. 

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Biografia do Autor

Wigna Élen de Oliveira , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda de Enfermagem pela Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Santa Cruz, Rio Grande do Norte, Brasil.

Mariana Larissa Oliveira dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda de Enfermagem pela Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Santa Cruz, Rio Grande do Norte, Brasil.

Ivan Lucas da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduando de Enfermagem pela Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Santa Cruz, Rio Grande do Norte, Brasil.

Rafaela Carolini de Oliveira Távora, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Enfermagem. Docente da graduação em Enfermagem na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Santa Cruz, Rio Grande do Norte, Brasil.

Bruno Araújo da Silva Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Ciências da Saúde. Docente da graduação em Enfermagem na Faculdade de Ciências da Saúde no Trairi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Alcides Viana de Lima Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Enfermagem. Docente da graduação em Enfermagem na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Santa Cruz, Rio Grande do Norte, Brasil.

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Publicado

09-06-2024

Como Citar

1.
de Oliveira W Élen, dos Santos MLO, da Silva IL, Távora RC de O, Dantas BA da S, Viana de Lima Neto A. Tecnologias para a educação em saúde no pós-operatório de revascularização miocárdica: protocolo de scoping review. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 9º de junho de 2024 [citado 23º de junho de 2024];98(2):e024331. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/2226

Edição

Seção

PROTOCOLOS