CONHECIMENTO DE ENFERMEIROS DA ALTA COMPLEXIDADE SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2024-v.98-n.3-art.2337Palavras-chave:
Educação continuada;, Violência;, Criança;, Adolescente;, Cuidado de enfermagem.Resumo
Objetivo: analisar o nível de conhecimento e a prática profissional de enfermeiros da alta complexidade sobre violência contra crianças e adolescentes, antes e após intervenção educativa. Método: estudo observacional, do tipo transversal, desenvolvido com 44 enfermeiros. A intervenção ocorreu individualmente através de vídeo explicativo. Aplicou-se um questionário do tipo antes e depois, visando dimensionar a eficácia da intervenção. Os dados foram tabulados e analisados no Statistical Package for the Social Science, mediante estatística descritiva e inferencial (Teste de Wilcoxon para amostras pareadas e Teste de Correlação de Spearman). Resultados: verificou-se melhora estatisticamente significativa entre as variáveis conhecimento sobre a temática, estatuto da criança e do adolescente, aptidão para discussão do tema, encaminhamento da vítima, consulta de enfermagem e receio de abordar a situação. Conclusão: o nível de conhecimento dos enfermeiros se apresentou melhor após intervenção educativa, reforçando a imprescindibilidade de medidas educacionais no combate à violência contra a criança e ao adolescente.
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