AÇÕES DE ACOMPANHAMENTO DOS CASOS DE TUBERCULOSE: REVISÃO DE ESCOPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2024-v.98-n.4-art.2429

Palavras-chave:

Tuberculose; Assistência ao Paciente; Continuidade da Assistência ao Paciente; Profissionais de saúde; Atenção Primária à Saúde.

Resumo

Objetivo: Mapear as evidências científicas disponíveis sobre ações realizadas durante o acompanhamento dos casos de tuberculose por profissionais de saúde na Atenção Primária à Saúde. Método: Trata-se de uma revisão de escopo realizada em bases de dados nacionais e internacionais e na literatura cinzenta, segundo as recomendações do Instituto Joanna Briggs. A análise dos dados foi realizada de forma descritiva. Resultados: Foram incluídos 46 estudos que evidenciaram ações de acompanhamento dos casos de tuberculose: educação em saúde, busca ativa dos sintomáticos, tratamento diretamente observado, consulta de enfermagem e sistema de referência e contrarreferência. Os estudos elucidaram as ações que os profissionais de saúde realizam durante o acompanhamento dos casos de tuberculose na Atenção Primária à Saúde. Conclusão: Tornou-se visível o conhecimento sobre essa temática no intuito de fornecer informações que possam direcionar a atenção e prática de gestores e profissionais de saúde em relação ao acompanhamento dos casos de tuberculose.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Priscila Abdias Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

 

 

Publicado

03-12-2024

Como Citar

1.
Balbino da Silva S, Nascimento CPA, Talita Adriano da Silva H, Yasmine Bezerra e Silva S, Simone Galvão Pinto Érika. AÇÕES DE ACOMPANHAMENTO DOS CASOS DE TUBERCULOSE: REVISÃO DE ESCOPO. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 3º de dezembro de 2024 [citado 14º de dezembro de 2024];98(4):e024422. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/2429

Edição

Seção

REVISÃO DE ESCOPO