ANSIEDADE DE ALUNOS DE UM CURSO DE ODONTOLOGIA FRENTE AO ISOLAMENTO SOCIAL

Autores

Palavras-chave:

Ansiedade, Covid -19, Estudantes, Pandemia

Resumo

A pandemia de COVID-19 representou uma emergência de saúde pública que gerou consequências psicológicas graves, especialmente entre estudantes da área da saúde, devido ao risco potencial de contato direto com pacientes infectados durante suas práticas clínicas. Objetivo: Analisar os níveis de ansiedade de estudantes de um curso de Odontologia durante a pandemia de COVID-19 e suas repercussões. Materiais e métodos: Este estudo transversal foi realizado com estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo (n=170). A coleta de dados foi feita por meio de dois questionários aplicados online: um abordando aspectos sociodemográficos, de biossegurança e questões relacionadas à COVID-19, e outro utilizando o Inventário de Ansiedade de Beck. A análise estatística foi realizada por meio do teste Qui-quadrado, considerando um nível de significância de 5%. Resultados: Os níveis predominantes de ansiedade variaram de moderado (45,9%) a grave (40%). Foram observadas correlações entre níveis de ansiedade e alunos solteiros (88,1%) e aqueles matriculados entre o 6º e o 10º período (82,8%). Além disso, estudantes que conheceram indivíduos que faleceram em decorrência da COVID-19 apresentaram maior prevalência de ansiedade moderada a grave (90,1%). Conclusão: A maioria dos estudantes apresentou níveis moderados a graves de ansiedade, manifestando sintomas como medo, insegurança e inquietação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Trindade GG, Caxito SMC, Xavier AREO, Xavier MAS, Brandão F. COVID-19: therapeutic approaches description and discussion. Acad Bras Cienc. 2020;92 :e20200466. doi:10.1590/0001-3765202020200466.

Schuch HS, Cademartori MG, Dias VD, Levandowski ML, Munhoz TN, Hallal PC, et al. Depression and anxiety among the University community during the Covid-19 pandemic: a study in Southern Brazil. Acad Bras Cienc. 2023;95:e20220100. doi:10.1590/0001-3765202320220100.

Para KKW, Tsang OTY, Leung WS, Tam AR, Wu TC, Lung DC, et al. Temporal profiles of viral load in posterior oropharyngeal saliva samples and serum antibody responses during infection by SARS-CoV-2: an observational cohort study. Lancet Infect Dis. 2020;20:565–574. doi:10.1016/S1473-3099(20)30196-1.

Singh G, Priya H, Mishra D, Kumar H, Monga N, Kumari K. Oral manifestations and dental practice recommendations during COVID-19 pandemic. J Family Med Prim Care. 2021;10:1605. doi:10.4103/jfmpc.jfmpc_1605_20.

Atas O, Talo Yildirim T. Evaluation of knowledge, attitudes, and clinical education of dental students about COVID-19 pandemic. PeerJ. 2020;8 :e9575 . doi:10.7717/peerj.9575.

Rusyan E, Mielczarek A, Boguslawska-Kapala A, Adamczyk K, Piec R, Szykula-Piec B. Level of Anxiety Caused by the Coronavirus (COVID-19) Pandemic among Dentists in Poland. Medicina. 2022;58:415. doi:10.3390/medicina58030415.

Singh R, Goel A, Pani P, Negi BS, Rajguru JP, Somayaj NS. Coronavirus: An emerging and future challenge for dental clinicians. Natl J Maxillofac Surg. 2022;13:58. doi:10.4103/njms.NJMS_58_20.

Amato A, Caggiano M, Amato M, Moccia G, Capunzo M, De Caro F. Infection Control in Dental Practice During the COVID-19 Pandemic. Int J Environ Res Public Health. 2020;17:4769. doi:10.3390/ijerph17134769.

Almeida RZ, Casarin M, Freitas BO, Muniz FWMG. Medo e ansiedade de estudantes de Odontologia diante da pandemia do novo coronavírus: um estudo transversal. Arch health Invest. 2020;9:623–8. doi:10.21270/archi.v9i6.5243.

Budak L, Negovetic Vranic D, Vranic L. Assessment of dental students' knowledge of infection control and prevention during the COVID-19 pandemic. Eur J Dent Educ. 2024;28:679–88. doi:10.1111/eje.12995.

Stormon N, Ford PJ, Kisely S, Bartle E, Eley DS. Depression, anxiety and stress in a cohort of Australian dentistry students. Eur J Dent Educ. 2019;23:507–14. doi:10.1111/eje.12459.

Hossain MM, Sultana A, Purohit N. Mental health outcomes of quarantine and isolation for infection prevention: a systematic umbrella review of the global evidence. 2020;42:e2020038. doi:10.4178/epih.e2020038.

Steinberg N, Batistella EA, Iyer S, Madathil AS, Allison P, Brondani M, et al. The dental COVID-19 paradox: Disparity in behaviors inside and outside dental schools in Canada. J Dent Educ. 2024;1–9. doi:10.1002/jdd.13527.

Sahu P. Closure of Universities Due to Coronavirus Disease 2019 (COVID-19): Impact on Education and Mental Health of Students and Academic Staff. Cureus. 2020;12:e7541. doi:10.7759/cureus.7541.

Beck AT, Epstein N, Brown G, Steer RA. Um inventário para medir ansiedade clínica: propriedades psicométricas. J Consult Clin Psychol. 1988;56:893. doi:10.1037//0022-006x.56.6.893.

Julian LJ. Medidas de ansiedade: Inventário de Ansiedade Traço-Estado (STAI), Inventário de Ansiedade de Beck (BAI) e Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão-Ansiedade (HADS-A). Arthritis Care Res. 2011;11 :S467 –72. Doi

Wang C, Pan R, Wan X, Tan Y, Xu L, Ho CS, Ho RC. Respostas psicológicas imediatas e fatores associados durante o estágio inicial da epidemia da doença do coronavírus de 2019 (COVID-19) entre a população geral na China. Int J Environ Res Public Health. 2020;17:1729. doi:10.3390/ijerph17051729.

Schuch HS, Cademartori MG, Dias VD, Levandowski ML, Munhoz TN, Hallal PC, et al. Depression and anxiety among the University community during the Covid. Acad Bras Cienc. 2023;95 :e20220100 . doi:10.1590/0001-3765202320220100.

Singh S, Saxena T, Rahat A, Dwivedi D, Ahmad S, Tiwari K. Psychological Impact of Covid-19 on Dental Students' - An Interventional Study. J Pharm Bioallied Sci. 2024;16 :S403 –5. doi:10.4103/jpbs.jpbs_631_23.

Velten DB, Thomes CR, Miotto MHMB. Presença de ansiedade em docentes universitários do curso de Odontologia da Universidade Federal do Espírito Santo em tempos de pandemia. Rev Odontol UNESP. 2022;51 :e20220001. doi:10.1590/1807-2577.00122.

Poulsen MN, Bailey-Davi L, Pollak J, Hirsch AG, Schwartz BS. Household Food Insecurity and Home Food Availability in Relation to Youth Diet, Body Mass Index, and Adiposity. J Acad Nutr Diet. 2019;119:1666–75. doi:10.1016/j.jand.2019.01.001.

Hill EB, Mastny-Jensen C, Loch C. Before and after: COVID-19 impacts on dental students' well-being, clinical competency and employment opportunities. Eur J Dent Educ. 2024;28:522–9. doi:10.1111/eje.12977.

Valesan LF, Salvador AC, Régis JR, Coan MV, Archer AB, Denardin ACS, et al. Effects of the COVID-19 Pandemic on College Students in Brazil. Acad Bras Cienc. 2024;96 :e20220441. doi:10.1590/0001-3765202420220441.

Aragão MGB, Gomes FIF, Pinho Maia Paixão-de-Melo L, Corona SAM. A survey on knowledge and perceptions. Eur J Dent Educ. 2020;26:93–105. doi:10.1111/eje.12676.

Publicado

20-03-2025

Como Citar

1.
Barbosa dos Santos P, Almeida Souza Leão Simonton G, Cesario Maria L, Faria Sanglard L, Monteiro de Barros Miotto MH. ANSIEDADE DE ALUNOS DE UM CURSO DE ODONTOLOGIA FRENTE AO ISOLAMENTO SOCIAL. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 20º de março de 2025 [citado 29º de março de 2025];99(Ed.Esp):e025050 . Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/2467