ALGORITMO DECISÓRIO PARA TRATAMENTO DE SKIN TEAR: TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2025-v.99-n.1-art.2499

Palavras-chave:

Algoritmos, Ferimentos e lesões, Fricção, Pele, Enfermagem

Resumo

Introdução: O Skin Tear Decision Algorithm, desenvolvido pelo International Skin Tear Advisory Panel (ISTAP) em 2013, padroniza a prevenção e o tratamento de skin tears por meio de uma abordagem sistemática. Objetivo: Traduzir e adaptar transculturalmente o Skin Tear Decision Algorithm para a língua portuguesa do Brasil. Método: Pesquisa metodológica conduzida em cinco etapas: (1) tradução inicial; (2) síntese das traduções; (3) retrotradução; (4) comitê de juízes, composto por 28 profissionais; e (5) pré-teste com 31 enfermeiros assistenciais. A análise do comitê de juízes incluiu o cálculo da taxa de concordância e do índice de validade de conteúdo. No pré-teste, a praticabilidade foi avaliada por meio da taxa de concordância. Resultados: O algoritmo abrange cuidados essenciais no manejo de skin tears, incluindo avaliação da lesão, controle do sangramento, limpeza, aproximação das bordas, classificação e definição das metas terapêuticas. A avaliação pelo comitê de juízes indicou resultados satisfatórios, com taxa de concordância superior a 80% e índice de validade de conteúdo acima de 0,80. No pré-teste, a versão traduzida apresentou taxa de concordância de 100%, índice de validade de conteúdo de 1,00 e índice Kappa de 0,846.   Conclusão: O algoritmo contribui para a padronização da tomada de decisão no tratamento de skin tears, promovendo uma linguagem universal. A implementação de protocolos baseados nesse instrumento pode fortalecer as boas práticas na assistência à saúde.

Palavras-chave: Algoritmos; Ferimentos e Lesões; Fricção; Pele; Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Guitton, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia (1989), Mestrado (1995) e Doutorado em Enfermagem (2000) pela UFRJ. Pós-Doutorado pela UFSC (2011) e Pós-Doc pela USP com bolsa CNPq-Pesquisador Senior (2016). Professora Titular da Universidade Federal Fluminense (2003 - Atual).Atual Coordenadora da Câmara Técnica de Pesquisa Clínica do COREN. Atual coordenadora da Área da Saúde na FAPERJ (desde 2018). Membro do corpo editorial da revista internacional Frontiers in Clinical Diabetes and Healthcare (London ? UK), do Online Brazilian Journal of Nursing, Einstein (São Paulo 2015 a 2021), Enfermagem Atual e revisora de 11 periódicos nacionais e internacionais. Coordenou o Projeto de Monitoramento e Avaliação de cursos do Ministério da Saúde - Região Sudeste (2002-2006). Leciona na área de Fundamentos de Enfermagem. Pesquisa morfologia celular em lesões cutâneas e desenvolve Ensaios Clínicos e Inovação de Produtos para feridas. Membro da Coordenação Técnica da Unidade de Pesquisa Clínica do HUAP com bolsa Desenvolvimento Tecnológico- CNPq. Líder do Grupo CICATRIZAR - Pesquisa Clínica, Feridas e Biomateriais. Membro Internacional do Colegio Doctoral de Enfermeria - Grupo Tordesillas. Vice coordenadora dos cursos de Mestrado e Doutorado (2008-2012 e 2013-2016). Coordenadora dos cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências do Cuidado em Saúde - UFF (2017-2021). Membro de projetos financiados no Brasil pelo SUS, FINEP, EMBRAPA e nos EUA (Movement Disorder Society, Rush University). Coordena projetos financiados - nacionais (CNPq; FAPERJ e CAPES) e internacionais (Grant EUA; Grant Canadá; ELAP - Emerging Leaders in the Americas Program).

Publicado

26-03-2025

Como Citar

1.
de Melo dos Santos C, Guitton Renaud Baptista de Oliveira B, LeBlanc K, Alfradique de Souza P. ALGORITMO DECISÓRIO PARA TRATAMENTO DE SKIN TEAR: TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 26º de março de 2025 [citado 29º de março de 2025];99(1):e025036. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/2499

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL