Jogo da memória sobre feridas e curativos como estratégia de ensino-aprendizagem

Wound and healing puzzle as a teaching-learning strategy

Autores

  • Lívia da Silva Firmino dos Santos
  • Alessandra Conceição Leite Funchal Cama
  • Glycia de Almeida Nogueira
  • Graziela Silva Tavares
  • Aline Furtado da Rosa
  • Camila Mendoza Candido Fraga Nunes

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2017-v.83-n.21-art.288

Resumo

O objetivo deste estudo foi relatar a experiência do uso de jogos educativos por acadêmicos de Enfermagem como
estratégia de ensino-aprendizagem. Trata-se de um relato de experiência. Esta atividade contou com a participação
de 40 alunos de graduação, no mês de agosto de 2014. A participação dos discentes se deu durante a monitoria, da
disciplina de Fundamentos de Enfermagem I, sendo o conhecimento compartilhado a partir de um Jogo da Memória
composto por 30 cartas que tratam dos tipos de úlceras, suas características e tratamentos. A estratégia de ensinoaprendizagem proporcionou melhor compreensão do conteúdo abordado. Concluí-se que o jogo harmonizou a
dinâmica de troca do conhecimento no processo de ensino-aprendizagem, permitindo que o momento da revisão
se tornasse agradável e descontraído resultando em maior apropriação do conhecimento.
Palavras-chave: Materiais de Ensino; Enfermagem; Curativos; Úlcera; Ferimentos e Lesões.


ABSTRACT
The aim of this study was to report the experience of using educational games for nursing students as a teachinglearning strategy. This is a descriptive study of the experience report type. This activity included the participation
of 40 undergraduate students in August 2014 Participation of students occurred during monitoring class being
shared from a puzzle with 30 cards knowledge dealing with the types of ulcers, their characteristics and treatments.
Evaluate the teaching-learning strategy provided better understanding of the content covered. It concludes that
the game has harmonized the dynamic exchange of knowledge in the teaching-learning process, allowing the
time of the review would become pleasant and relaxed resulting in greater ownership of knowledge.
Keywords: Materials Teaching, Nursing, Dressings; Ulcer; Wounds and Injuries.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

08-04-2019

Como Citar

1.
Santos L da SF dos, Cama ACLF, Nogueira G de A, Tavares GS, Rosa AF da, Nunes CMCF. Jogo da memória sobre feridas e curativos como estratégia de ensino-aprendizagem: Wound and healing puzzle as a teaching-learning strategy. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 8º de abril de 2019 [citado 21º de novembro de 2024];83(21). Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/288