Estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas no ensino de tópicos de atenção primária à saúde na graduação em enfermagem: uma revisão integrativa de literatura
Teaching and learning strategies used in education of topics of primary health in the nursing graduation: an integrative literature review
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2017-v.83-n.21-art.289Resumo
Objetiva-se identificar, na literatura, as principais estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas no ensino de
tópicos de Atenção Primária à Saúde na graduação em enfermagem. Procedeu-se metodologicamente a uma revisão
integrativa, nas bases de dados: Education Resources Information Center (ERIC), Literatura Latinoamericana e do Caribe
em Ciências da Saúde (LILACS) e SCOPUS, e nas bibliotecas: Scientific Electronic Library Online (SciELO) e PubMed,
no período de 2010-2014, selecionando 08 artigos mediante os critérios de inclusão. A partir da análise, emergiram
quatro estratégias de ensino e aprendizagem: oficinas, ensino por projetos, oportunidades extracurriculares e
estágio, sendo esta última a que obteve a maior expressividade. Espera-se que esta pesquisa contribua para uma
reflexão acerca das estratégias de ensino e aprendizagem que estão sendo utilizadas no ensino de tópicos de
atenção primária na graduação em enfermagem, fornecendo assim aos educandos, uma melhor estrutura para que
esse nível de atenção possa ser melhor trabalhada dentro e fora de sala de aula.
Palavras-chave: Enfermagem; Educação em Enfermagem; Atenção Primária à Saúde.
ABSTRACT
The aim is to identify, in the literature, the main teaching and learning strategies that are used in teaching
topics of Primary Health Care in the nursing graduation. It proceeded methodologically an integrative review, in
databases: Education Resources Information Center (ERIC), Literatura Latinoamericana e do Caribe em Ciências
da Saúde (LILACS) and SCOPUS, and libraries: Scientific Electronic Library Online (SciELO) and PubMed, in the
period 2010-2014, selecting 08 articles by the inclusion criteria. From the analysis emerged four teaching and
learning strategies: workshops, teaching by projects, extracurricular opportunities and internships, the latter
being the one with the greater expressiveness. Conclusion: We hope to contribute to a reflection about the
teaching and learning strategies that are being used in the teaching of primary care topics in undergraduate
nursing, providing students a better structure for this level of care can be best worked within and out of the
classroom.
Keywords: Nursing; Nursing Education; Primary Health Care.