Conversando sobre a prevenção do HIV/AIDs com homens jovens usuários de crack
Talking about the prevention of HIV/AIDS with young men crack users
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2017-v.82-n.20-art.298Resumo
Objetiva-se relatar a intervenção educativa com jovens usuários de crack visando à prevenção do HIV/Aids, utilizando
a metodologia de Círculo de Cultura. Pesquisa-ação realizada em 2012 com dez jovens usuários de crack atendidos
em uma comunidade terapêutica de Fortaleza-CE. A coleta de dados incluiu: observação participante com diário de
campo, registro fotográfi co e fi lmagem. A análise e interpretação dos resultados privilegiaram a discussão conforme
experiência vivida pelo grupo. Nos resultados, foi possível perceber que na sua maioria dos casos, os jovens não
associaram o uso de drogas à contaminação pelo HIV, enfocando que apenas o preservativo deve ser utilizado para
a prevenção da doença, demonstrando pouco conhecimento em relação à temática. Concluí-se que a enfermagem
deve pensar na realização de pesquisas com participação ativa dos sujeitos, utilizando estratégias pedagógicas
dialógicas, como a de Paulo Freire, para favorecer uma refl exão crítica sobre o tema das drogas e sua estreita
relação com a vulnerabilidade dos jovens ao HIV/Aids.
Palavras-chave: Adolescente; Educação em Saúde; Síndrome da Imunodefi ciência Adquirida; Crack.
ABsTRAcT
The aim is to report educational intervention with young crack users in order to prevent HIV / AIDS, using the
methodology of Culture Circle. It is action research, carried out with ten young crack users in a therapeutic
community between May and July 2012. Data collection included: participant observation diary, photographic
recording and fi lming. The analysis and interpretation of results favored the discussion as lived experience of the
group. The results provided the evidence of the majority of young people do not associate the use of drugs to HIV
infection, focusing on only the condom should be used for the prevention of disease, showing little knowledge in
relation to the theme. It concludes that nursing should consider in conducting research with active participation
of the subjects, using dialogic teaching strategies, such as Paulo Freire, to promote a critical refl ection on the
subject of drugs and its close relationship with young people's vulnerability to HIV/AIDS.
Keywords: Adolescent; Health Education; Acquired Immunodefi ciency Syndrome; Crack.