Erros de enfermagem e segurança do paciente: o conhecimento de graduandos de enfermagem
Nursing errors and security of the patient: the nursing undergraduates’ knowledge
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2017-v.80-n.18-art.342Resumo
Pesquisa exploratória com abordagem qualitativa cujo objetivo foi compreender o conhecimento dos graduandos
de enfermagem sobre os Erros da Enfermagem e a Segurança do Paciente. Para isso realizou-se entrevista
semiestruturada com 36 graduandos de enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior pública, cujo campus
universitário localiza-se na cidade de Pau dos Ferros/RN. Evidenciou-se que os graduandos possuem uma visão
ampliada acerca dos “Erros de Enfermagem”, no sentido de valorizar a importância de se conhecer e discutir os
fatores desencadeantes e condicionantes, além da não valorização a culpabilização apenas do profi ssional.
Quanto a “Segurança do Paciente” se constitui como uma discussão relativamente nova no campo dos cuidados de
enfermagem, onde se percebe que o tema não é sufi cientemente estudado na formação. Deste modo, há necessidade
de incluir na grade curricular disciplinas que abordem com maior ênfase e mais diretamente as temáticas, inclusive
é imperativo que o aluno se disponha a ser coparticipativo nesse processo.
Palavras-chave: Enfermagem; Erros Médicos; Doença Iatrogênica; Segurança do Paciente.
AbsTRAcT
Exploratory research with a qualitative approach whose objective was to understand the perception of nursing
undergraduates about Nursing Errors and Patient Safety. For this, a semi-structured interview was conducted with
36 nursing undergraduates from a public higher education institution, whose university campus is located in
the city of Pau dos Ferros / RN. It was evident that the graduates have a broader view about the “Nursing Errors”
in order to appreciate the importance of understanding and discuss the triggering and conditioning factors, in
addition to no appreciation to blame only the professional. As for “Patient Safety” is constituted as a relatively
new discussion in the fi eld of nursing care, where it is realized that the subject is not suffi ciently studied in
training. Thus, there is need to include in the curriculum subjects that address with greater emphasis and more
directly the issues, including it is imperative that the student is willing to be co-participative in this process.
Keywords: Nursing; Medical Errors; Iatrogenic Disease; Patient Safety