Metodologia da problematização como estratégia de ensino e aprendizagem na enfermagem

Problematisation methodology as a teaching and learning strategy in nursing

Autores

  • Maicon Machado Sulzbacher
  • Cíntia Beatriz Goi
  • Eniva Miladi Fernandes Stumm
  • Gerli Elenise Gehrke Herr
  • Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2017-v.80-n.18-art.349

Resumo

Objetiva-se descrever a experiência vivenciada por acadêmicos do curso de enfermagem a partir da implementação
da metodologia problematizadora no decorrer do estágio supervisionado em uma Estratégia de Saúde da Família
de um município da região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato
de experiência a partir da utilização da Metodologia da Problematização no decorrer do componente curricular
Estágio Curricular Supervisionado em Enfermagem I. As intervenções propostas pelos acadêmicos instigados pela
metodologia em questão foram capazes de melhorar o quadro clínico do usuário, melhorando, ainda, o conhecimento
em saúde dos estudantes. Concluí-se que a metodologia utilizada instigou o aprendizado e a tomada de iniciativa
dos estudantes, tornando objetiva uma forma de fornecer atenção em saúde de modo mais reflexiva, fazendo-a mais
complexa e efetiva.
Palavras-chave: Metodologia; Cuidado; Enfermagem.


ABSTRACT
The aim is to describe the experience by nursing students from the implementation of the problematizing
methodology during the supervised internship in a Family Health Strategy of a municipality in the northwest
of the State of Rio Grande do Sul. It is about a descriptive study, experience report type from the using of
Problematisation Methodology in the course of the curricular component Supervised Curricular Training in
Nursing I. The academics interventions proposals instigated for the methodology in question were capable to
improve the clinical picture of the usufructuary, improving, still, the knowledge in health of the students. It
concludes that the used methodology instigated the learning and the initiative talking of the students, returning
objective a form to supply attention in a way more reflective health, making it more complex and accomplished.
Keywords: Methodology; Care; Nursing.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

08-04-2019

Como Citar

1.
Sulzbacher MM, Goi CB, Stumm EMF, Herr GEG, Kolankiewicz ACB. Metodologia da problematização como estratégia de ensino e aprendizagem na enfermagem: Problematisation methodology as a teaching and learning strategy in nursing. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 8º de abril de 2019 [citado 16º de novembro de 2024];80(18). Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/349