O cotidiano do trabalho do cuidador da criança institucionalizada
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2019-v.88-n.26-art.389Palavras-chave:
Cuidadores; Criança institucionalizada; Pesquisa qualitativa; Condições de trabalho.Resumo
Objetivo: conhecer o cotidiano do trabalho de cuidado da criança institucionalizada sob a perspectiva dos cuidadores. Método: pesquisa qualitativa que utilizou o Interacionismo Simbólico como referencial teórico. Os dados foram coletados por meio de entrevista com 15 cuidadoras de crianças de 0 a 3 anos institucionalizadas, sendo analisados por meio da análise de conteúdo convencional. Resultados: as cuidadoras apontam que a falta de estrutura física, material e jurídica interfere na qualidade dos cuidados prestados, além de impor sentimento de impotência e tristeza. Além disso, as deficiências na qualificação dificultam o trabalho do cuidado, pois faltam noções básicas para as cuidadoras que não possuem experiência com crianças. O trabalho em equipe possui pontos positivos, que favorecem a organização da assistência prestada, e negativos, que desestimulam o trabalho cotidiano. Considerações finais: acredita-se que o olhar cuidadoso para o contexto da institucionalização infantil possibilita elaborar estratégias de suporte ao cuidador às crianças, sendo esse cenário um local de atuação para o enfermeiro, que pode auxiliar na qualificação do cuidado e no estímulo ao estabelecimento do vínculo entre cuidadores e crianças.