Tecnologias educacionais na graduação em enfermagem: um dinamizador do processo de ensino*

Autores

  • Marlene Vitorino Florêncio
  • Vera Maria Sabóia
  • Cláudia Maria Messias
  • Donizete Vago Daher
  • Janaína Cardoso
  • Renata Jabour Saraiva

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2017-v.2017-n.0-art.555

Resumo

Objetiva-sediscutir sobre a repercussão do uso de tecnologias educacionais participativas na formação de
enfermeiros.Estudo de natureza qualitativa, do tipo exploratório e descritivo. Os participantes da pesquisa foram
12 docentes do quadro permanente e 17 discentes regularmente matriculados no Curso de Enfermagem de uma
universidade privada, localizada no Município de Nova Iguaçu, Estado do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados
por meio de entrevistas semiestruturadas, dinâmicas de grupo e observação simples. A pesquisa foi autorizada pela
instituição e submetida ao Comitê de Ética sob o no35030314.30000.5243. A análise dos dados revelou que docentes
e discentes reconhecem a necessidade da inserção de novas tecnologias educacionaisque tornem o processo de
ensino e aprendizado mais dinâmico e prazeroso.Concluiu-se que é necessário fomentar a refl exão e a crítica dos
futuros profi ssionais afi m de melhorias nas práticas de ensino e de saúde.
Palavras-chave: Enfermagem; Tecnologias Educacionais; Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

07-10-2019

Como Citar

1.
Florêncio MV, Sabóia VM, Messias CM, Daher DV, Cardoso J, Saraiva RJ. Tecnologias educacionais na graduação em enfermagem: um dinamizador do processo de ensino*. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 7º de outubro de 2019 [citado 23º de dezembro de 2024];2017. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/555

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL