Tecnologias educacionais na graduação em enfermagem: um dinamizador do processo de ensino*
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2017-v.2017-n.0-art.555Resumo
Objetiva-sediscutir sobre a repercussão do uso de tecnologias educacionais participativas na formação de
enfermeiros.Estudo de natureza qualitativa, do tipo exploratório e descritivo. Os participantes da pesquisa foram
12 docentes do quadro permanente e 17 discentes regularmente matriculados no Curso de Enfermagem de uma
universidade privada, localizada no Município de Nova Iguaçu, Estado do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados
por meio de entrevistas semiestruturadas, dinâmicas de grupo e observação simples. A pesquisa foi autorizada pela
instituição e submetida ao Comitê de Ética sob o no35030314.30000.5243. A análise dos dados revelou que docentes
e discentes reconhecem a necessidade da inserção de novas tecnologias educacionaisque tornem o processo de
ensino e aprendizado mais dinâmico e prazeroso.Concluiu-se que é necessário fomentar a refl exão e a crítica dos
futuros profi ssionais afi m de melhorias nas práticas de ensino e de saúde.
Palavras-chave: Enfermagem; Tecnologias Educacionais; Educação.