Revista Nº 77 - Abril / Maio / Junho - 2016

Autores

  • Revista Nº 77

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2016-v.77-n.15-art.583

Resumo

  • O 1º artigo: Inovações tecnológicas em unidade de terapia intensiva: implicações para a saúde do trabalhador de enfermagem é um estudo qualitativo descritivo, realizado em uma unidade de tratamento intensivo de um hospital universitário, cujos objetivos principais foram: analisar a percepção dos trabalhadores de enfermagem sobre a incorporação das tecnologias duras ao trabalho em terapia intensiva e as implicações para a saúde do grupo.

    O 2º artigo: Dificuldades enfrentadas pelo paciente renal para a realização do tratamento é um estudo de caráter qualitativo, do tipo descritivo exploratório, em que o objetivo principal foi identificar dificuldades enfrentadas pelo paciente renal para a realização do tratamento.

    O 3º artigo: Detecção precoce do câncer de mama: o direito da mulher à mamografia é um estudo quantitativo, documental, exploratório e retrospectivo, com os objetivos de: apontar o número de mamografias com BI-RADS sugestivos de câncer de mama em mulheres valencianas que estão fora da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde e suscitar a discussão na atenção básica.

    O 4º artigo: Conhecimentos, atitudes e práticas dos enfermeiros na central de quimioterapia frente ao risco químico é um estudo descritivo com abordagem quantitativa, do tipo inquérito CAP. Seu principal objetivo foi: apontar Conhecimentos, Atitudes e Práticas (CAP) dos enfermeiros de duas Centrais de Quimioterapia (CQT) a respeito da exposição ao risco químico.

    O 5º artigo: Riscos para o desenvolvimento de úlceras por pressão em idosos utilizando as subescalas de Braden é um estudo descritivo, com abordagem quantitativa, sendo que objetivo principal foi de analisar os riscos no desenvolvimento de UP em pacientes idosos admitidos em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), utilizando as subescalas de Braden.

    O 6º artigo: Eletroterapia em úlceras venosas: uma revisão integrativa é uma revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados Lilacs e Medline, via Pubmed, utilizando os descritores: “terapia por estimulação elétrica”, “úlceras venosas” e “cicatrização”. Os objetivos do estudo foram descrever e analisar as evidências científicas encontradas na literatura sobre o uso da eletroterapia no reparo tecidual de úlceras venosas.

    O 7º artigo: Encaminhamentos aos cuidados paliativos para pacientes com câncer: revisão integrativa é uma revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados Lilacs e Medline. Foram utilizados os descritores e as palavras-chave: “consultation and referral”, “palliative care”, “cancer”, “encaminhamento e consulta” e “câncer”, acompanhados do conector “and”. O objetivo principal do estudo foi analisar as evidências disponíveis na literatura acerca de consultas e encaminhamentos aos Cuidados Paliativos para pacientes com câncer.

    O 8º artigo: Os fatores de risco da infecção do trato urinário na gravidez: revisão Integrativa é uma revisão integrativa da literatura realizada nas bases Lilacs, PAHO, Wholys, Biblioteca Cochrane, Medline e CINAHL, no período de 1º de abril a 1º de maio de 2015, baseada na seguinte questão de pesquisa: no que se refere à prevenção deagravos, quais são os fatores de risco relacionados com a infecção urinária na gravidez? O objetivo principal foi analisar os fatores de risco referentes à ocorrência da infecção urinária na gravidez.

    O 9º artigo: Precarização do trabalho de enfermagem e repercussões na saúde dos trabalhadores brasileiros: revisão integrativa é uma revisão integrativa realizada entre os meses de dezembro de 2012 e janeiro de 2013 na Biblioteca Virtual em Saúde, a qual inclui, entre outras, as bases de dados Lilacs, BDENF e Scielo. Os objetivos foram identificar e caracterizar a produção científica relacionada à precarização do trabalho de enfermagem no Brasil, e avaliar as repercussões da precarização do trabalho na saúde dos trabalhadores de enfermagem.

    O 10º artigo: Sistematizando o conhecimento acerca da prevenção das lesões do tipo skin tears na pele senil é uma revisão integrativa realizada nas bases de dados da Pubmed (Public Medline - Literatura Internacional em Ciências da Saúde) e na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), com o principal objetivo de identificar as melhores intervenções para prevenção do surgimento das lesões por fricção do tipo skin tears no idoso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-04-2019

Como Citar

1.
77 RN. Revista Nº 77 - Abril / Maio / Junho - 2016. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 1º de abril de 2019 [citado 23º de dezembro de 2024];77(15). Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/583

Edição

Seção

ARTIGO DE REFLEXÃO