Vivências do cotidiano hospitalar no processo formativo da residência em saúde: estratégias pedagógicas e desafios para a prática

Autores

  • Ana Maria Araújo Salomão Universidade Estadual do Ceará
  • Bruna Pereira de Andrade Universidade Regional do Cariri
  • Leonardo Nunes Ferreira Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte
  • José Adelmo da Silva Filho Universidade Regional do Cariri
  • Cleide Carneiro Universidade Estadual do Ceará
  • Heraldo Simões Ferreira Universidade Estadual do Ceará
  • Antonio Germane Alves Pinto Universidade Regional do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2020-v.94-n.32-art.723

Palavras-chave:

Práticas interdisciplinares, Equipe multiprofissional, Hospitais de ensino

Resumo

Objetivo: analisar o processo de formação interdisciplinar em um programa de residência multiprofissional com ênfase hospitalar. Método: estudo com abordagem qualitativa, e enfoque crítico- reflexivo. O cenário da pesquisa foi um hospital de referência terciária, em Fortaleza-Ceará, que contém a residência multiprofissional voltada ao cuidado cardiopulmonar, campo que comporta a população em estudo do presente trabalho, sendo 10 entrevistados, entre residentes e preceptores que orientam o processo de trabalho das categorias profissionais. A coleta de dados foi dividida em duas fases: a priori aplicou-se a entrevista semiestruturada aos residentes e preceptores, posteriormente, realizou-se a análise documental do Projeto Político Pedagógico da Residência Integrada em Saúde.  Resultados: os residentes reconhecem a importância do programa para o aperfeiçoamento profissional, para o fortalecimento da gestão em saúde e para a construção de uma formação pautada no trabalho multiprofissional, e com um método problematizador, coerente com as necessidades da comunidade. Evidenciam-se vulnerabilidades, enfatizadas pela pouca valorização dos profissionais e por métodos formativos ainda distantes da prática cotidiana. Conclusão: A residência como processo formativo na relação entre ensino-serviço, no qual ocupa espaço nos cenários de saúde, buscando alinhamento nas propostas do Sistema Único de Saúde e no fazer saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18-11-2020

Como Citar

1.
Salomão AMA, Andrade BP de, Ferreira LN, Silva Filho JA da, Carneiro C, Ferreira HS, Pinto AGA. Vivências do cotidiano hospitalar no processo formativo da residência em saúde: estratégias pedagógicas e desafios para a prática. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 18º de novembro de 2020 [citado 22º de dezembro de 2024];94(32):e-020064. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/723

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL