Vivências do cotidiano hospitalar no processo formativo da residência em saúde: estratégias pedagógicas e desafios para a prática
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2020-v.94-n.32-art.723Palavras-chave:
Práticas interdisciplinares, Equipe multiprofissional, Hospitais de ensinoResumo
Objetivo: analisar o processo de formação interdisciplinar em um programa de residência multiprofissional com ênfase hospitalar. Método: estudo com abordagem qualitativa, e enfoque crítico- reflexivo. O cenário da pesquisa foi um hospital de referência terciária, em Fortaleza-Ceará, que contém a residência multiprofissional voltada ao cuidado cardiopulmonar, campo que comporta a população em estudo do presente trabalho, sendo 10 entrevistados, entre residentes e preceptores que orientam o processo de trabalho das categorias profissionais. A coleta de dados foi dividida em duas fases: a priori aplicou-se a entrevista semiestruturada aos residentes e preceptores, posteriormente, realizou-se a análise documental do Projeto Político Pedagógico da Residência Integrada em Saúde. Resultados: os residentes reconhecem a importância do programa para o aperfeiçoamento profissional, para o fortalecimento da gestão em saúde e para a construção de uma formação pautada no trabalho multiprofissional, e com um método problematizador, coerente com as necessidades da comunidade. Evidenciam-se vulnerabilidades, enfatizadas pela pouca valorização dos profissionais e por métodos formativos ainda distantes da prática cotidiana. Conclusão: A residência como processo formativo na relação entre ensino-serviço, no qual ocupa espaço nos cenários de saúde, buscando alinhamento nas propostas do Sistema Único de Saúde e no fazer saúde.