Aplicação da teoria de Callista Roy a pais/Cuidadores de crianças autistas: uma proposta intervencionista

Autores

  • Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha Universidade Estadual do Maranhão
  • Raimunda de Paula de Castro
  • Jaiane de Melo Vilanova Universidade Estadual do Maranhão
  • Marcus Vinicius da Rocha Santos da Silva Centro Universitário Internacional UNINTER
  • Iel Marciano de Moraes Filho
  • Talita Vanderlei da Silva de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2020-v.94-n.32-art.728

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Adaptação, Processo de Enfermagem

Resumo

Objetivo: Elaborar e aplicar uma proposta de intervenção, conforme o Modelo Teórico apresentado pela enfermeira Callista Roy, a pais/cuidadores de crianças no Espectro Autista em um município maranhense. Metodologia: Estudo avaliativo, exploratório, com abordagem qualitativa, realizado em um município maranhense, com 31 pais/cuidadores de crianças no Espectro Autista, mediante aplicação de um formulário sociodemográfico, entrevista estruturada conforme modelo de Roy e um exame físico geral simples, bem como a aplicação dos Inventários de Ansiedade e Depressão de Beck. Resultados: Foram verificados problemas adaptativos no Modo Fisiológico - indigestão/desconforto abdominal, alteração no sono, agitação, falta de energia, incapacidade de relaxar, choro, dificuldade de concentração, medo que aconteça o pior, medo de morrer; atordoado e nervoso; Modo Autoconceito – problemas adaptativos de perda de prazer, irritabilidade, cansaço ou fadiga e autocrítica; Modo Função na vida real – desvalorização, medo de perder o controle e indecisão; e ainda, o Modo Interdependência - perda de interesse por sexo e perda de interesse. Outrossim, estabeleceram-se dezenove Diagnósticos de Enfermagem e Intervenções de Enfermagem necessárias, sendo que esta proposta de intervenção foi fornecida aos participantes do estudo. Conclusão: Considera-se que o Referencial Teórico da enfermeira Callista Roy pode ser plenamente aplicado a estas pessoas e seu núcleo familiar e destaca-se que a Enfermagem, como a profissão consolidada que tem se tornado, precisa resgatar seus constructos, pressupostos e referências, lançando mão do Processo de Enfermagem e aplicando na sua prática para que o seu fazer possa ser privativo da profissão, específico e efetivo.

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Biografia do Autor

Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha, Universidade Estadual do Maranhão

Enfermeira. Doutora em Saúde. Pós-Graduação em Autismo: a Prática do Ensino estruturado Aplicada à Educação de Pessoas com autismo. Docente da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Caxias-MA, Brasil. Email: francidalmafilha@gmail.com

Raimunda de Paula de Castro

Enfermeira. Pós-graduanda em Estratégia Saúde da Família (ESF). Caxias, MA. Email: paulinhacx1@hotmail.com

Jaiane de Melo Vilanova, Universidade Estadual do Maranhão

Enfermeira. Especialista em Saúde da Família. Docente da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Email: jai_vilanova@hotmail.com

Marcus Vinicius da Rocha Santos da Silva, Centro Universitário Internacional UNINTER

Enfermeiro. Especialização em Docência do Ensino Superior e em Gestão em Saúde. Enfermeiro Fiscal no Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (COREN-PR). Curitiba-PR. Email: marcusvinicius.darocha@yahoo.com.br

Iel Marciano de Moraes Filho

Enfermeiro. Mestre em Ciências Ambientais e Saúde. Especialização em Enfermagem do Trabalho. Email: ielfilho@yahoo.com.br

Talita Vanderlei da Silva de Sousa

Enfermeira. Especialista em Saúde da Família. Email: talita.vanderlei52@gmail.com

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Publicado

25-01-2021

Como Citar

1.
Soares Sousa Carvalho Filha F, de Castro R de P, de Melo Vilanova J, da Rocha Santos da Silva MV, de Moraes Filho IM, da Silva de Sousa TV. Aplicação da teoria de Callista Roy a pais/Cuidadores de crianças autistas: uma proposta intervencionista. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 25º de janeiro de 2021 [citado 18º de novembro de 2024];94(32):e-020081. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/728

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL