Intervenções educativas psicossociais e comportamentais na melhora dos cuidados da doença falciforme: uma revisão integrativa

Autores

  • Sumaya Giarola Cecilio UFMG
  • Débora Aparecida Silva Souza
  • Alexandre Coutinho de Melo
  • Gilberto de Souza
  • Martinelli Ferreira da Rocha Taranto
  • Samyra Giarola Cecilio

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2020-v.94-n.32-art.802

Palavras-chave:

Anemia Falciforme, Doenças Crônicas, Educação em Saúde, Doença da Hemoglobina SC, Ensaio Clínico

Resumo

Objetivo: identificar na literatura a produção cientifica sobre as intervenções educativas psicossociais e comportamentais na melhora dos cuidados, sinais e sintomas da doença falciforme. Método: revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados Cinahl, Web of Science, Scopus, Lilacs e PubMed no período de junho a dezembro de 2019. Foram encontrados 836 estudos e, conforme critérios de inclusão, oito estudos foram incluídos para síntese dos resultados. Resultados: as intervenções analisadas foram de cunho psicossocial e comportamental, incluindo a musicoterapia, a yoga, a visita domiciliar e as intervenções digitais. Os desfechos foram relacionados ao controle da dor e humor, à maior adesão ao tratamento e à melhora do conhecimento e autoeficácia psicossocial. Conclusão: as intervenções educativas analisadas demonstraram ser capazes de melhorar as práticas de cuidado das pessoas com doença falciforme, independentemente da idade ou estratégia escolhida, além de controlar os sintomas clínicos da doença e a dor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18-11-2020

Como Citar

1.
Cecilio SG, Souza DAS, Melo AC de, Souza G de, Taranto MF da R, Cecilio SG. Intervenções educativas psicossociais e comportamentais na melhora dos cuidados da doença falciforme: uma revisão integrativa. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 18º de novembro de 2020 [citado 18º de novembro de 2024];94(32):e-020051. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/802

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO