Métodos ativos de aprendizagem como inovação na educação em enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2020-v.94-n.32-art.809Palavras-chave:
Ensino Superior, Monitoria, InovaçãoResumo
Objetivo: descrever o uso de metodologias ativas em encontros de monitoria do módulo curricular de Saúde do Adulto no curso de enfermagem. Método: Trata-se de estudo descritivo, qualitativo, realizado em Instituição de Ensino Superior Pública, de janeiro a maio de 2018. O módulo possuía 30 acadêmicos matriculados. Ao total, foram realizados 10 encontros de monitoria, que tiveram duração média de 90 minutos. Em todos os encontros de monitoria foram empregadas metodologias ativas. Resultados: Por meio de metodologias ativas de aprendizagem baseada em problemas, simulação com caso clínico, construção de procedimento operacional padrão, resolução de questões, roda científica e Jogo de Tabuleiro, houve uma relação direta de troca de conhecimentos e experiências entre acadêmicos e monitores. Em todos os encontros observou-se participação assídua dos acadêmicos, pontualidade, bons resultados nas atividades realizadas. Conclusão: As metodologias ativas utilizadas no ensino-aprendizagem no curso de Enfermagem possibilitaram aos acadêmicos e monitores o desenvolvimento de habilidades criativas e diferentes formas de ministrar temas relevantes na formação em saúde, o que fortalece o desenvolvimento de um olhar crítico-reflexivo dos discentes e aponta caminhos para a gênese de uma nova estruturação curricular, moldada nas estratégias horizontais de ensino.