Impactos da monitoria acadêmica de anatomia humana: concepções de estudantes de enfermagem.
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2020-v.94-n.32-art.877Palavras-chave:
Monitor, Anatomia Humana, EnfermagemResumo
Introdução: A Anatomia humana é uma disciplina complexa, de base introdutória na estrutura curricular dos cursos de saúde. Trata-se de uma disciplina de suma importância para o profissional de Enfermagem, pois, além de fornecer o conhecimento necessário para o seu trabalho, é essencial para a compreensão de outros conteúdos durante a graduação. Sendo a Anatomia uma disciplina introdutória e com uma grande carga teórico-prática, os estudantes enfrentam desafios para aprendê-la. Nesse caso, a monitoria surge como uma estratégia essencial de auxílio no processo de ensino-aprendizagem, de disciplinas indispensáveis à formação profissional. Objetivo: avaliar o impacto da monitoria acadêmica na disciplina de Anatomia Humana para estudantes de Enfermagem. Material e métodos: trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa, realizado numa instituição de ensino superior privada, na cidade de Aracati-Ce. A amostra da pesquisa foi constituída por 100 acadêmicos do curso de Enfermagem, de todos os períodos, os quais frequentavam ou já frequentaram as aulas de monitoria acadêmica de Anatomia Humana. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário com doze perguntas subjetivas. Resultados: de modo geral, os discentes do curso de Enfermagem estão satisfeitos com a forma com a qual monitoria vem sendo exercida, uma vez que esta é vista como um fator positivo e essencial para o fortalecimento do aprendizado. Conclusão: os alunos do curso de Enfermagem conseguiram compreender melhor a disciplina de Anatomia Humana através das aulas de monitoria.