Ensino baseado em simulação na enfermagem oncológica: revisão integrativa

Autores

  • Amina Regina Silva Queen's University
  • Stéfany Nayara Petry Dal Vesco Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2020-v.94-n.32-art.905

Palavras-chave:

Treinamento por Simulação, Enfermagem Oncológica, Neoplasias, Enfermagem

Resumo

Objetivo: avaliar e sintetizar a literatura existente sobre o impacto do uso da educação baseada em simulação no conhecimento e prática de enfermeiros e estudantes de enfermagem em relação aos pacientes oncológicos. Método: revisão integrativa da literatura utilizando a metodologia proposta por Ganong. Coleta de dados nas bases MEDLINE e CINAHL, aplicando termos do Medical Subject Headings (MeSH).  Resultados: 12 artigos foram selecionados, dos quais duas categorias de análise foram definidas, sendo elas, o uso de ensino baseado em simulação entre (1) profissionais e (2) estudantes de enfermagem. Conclusão: O ensino baseado em simulação é uma temática relativamente nova e devido a isto não existem muitos estudos acerca desse tópico nos periódicos científicos. Porém, os estudos existentes demonstram que o uso da simulação clínica é uma ferramenta que vem mostrando resultados positivos no processo de ensino de profissionais e estudantes de enfermagem relacionados a oncologia clínica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amina Regina Silva, Queen's University

Doutoranda pela Queen’s University. Toronto, Ontario, Canada

Stéfany Nayara Petry Dal Vesco, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina

Downloads

Publicado

27-11-2020

Como Citar

1.
Silva AR, Petry Dal Vesco SN. Ensino baseado em simulação na enfermagem oncológica: revisão integrativa. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 27º de novembro de 2020 [citado 18º de novembro de 2024];94(32):e-020067. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/905

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO