Ensino baseado em simulação na enfermagem oncológica: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2020-v.94-n.32-art.905Palavras-chave:
Treinamento por Simulação, Enfermagem Oncológica, Neoplasias, EnfermagemResumo
Objetivo: avaliar e sintetizar a literatura existente sobre o impacto do uso da educação baseada em simulação no conhecimento e prática de enfermeiros e estudantes de enfermagem em relação aos pacientes oncológicos. Método: revisão integrativa da literatura utilizando a metodologia proposta por Ganong. Coleta de dados nas bases MEDLINE e CINAHL, aplicando termos do Medical Subject Headings (MeSH). Resultados: 12 artigos foram selecionados, dos quais duas categorias de análise foram definidas, sendo elas, o uso de ensino baseado em simulação entre (1) profissionais e (2) estudantes de enfermagem. Conclusão: O ensino baseado em simulação é uma temática relativamente nova e devido a isto não existem muitos estudos acerca desse tópico nos periódicos científicos. Porém, os estudos existentes demonstram que o uso da simulação clínica é uma ferramenta que vem mostrando resultados positivos no processo de ensino de profissionais e estudantes de enfermagem relacionados a oncologia clínica.