Horta comunitária como atividade lúdica para idosos institucionalizados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2020-v.94-n.32-art.913

Palavras-chave:

Instituição de Longa Permanência para Idosos, Jardinagem, Atenção à saúde do idoso

Resumo

Objetivo: relatar a experiência da implementação de uma horta comunitária, em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos, no intuito de promover um ambiente ecossocial acolhedor e uma atividade lúdica para o bem-estar de idosos. Método: trata-se de relato de experiência sobre a implementação de uma horta comunitária em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos, localizada na cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil, realizada em 2018. A atividade foi desenvolvida por meio de integração interdisciplinar entre os Cursos de Graduação em Enfermagem e Agronomia de uma universidade pública. Resultados: a experiência vivenciada permitiu conhecer a personalidade dos moradores da instituição, histórias e aspirações destes. Conclusão: a implementação da horta comunitária na instituição contribuiu de forma significativa para o bem-estar dos idosos, rompeu a monotonia e o sentimento de abandono vivenciados no dia a dia dos idosos institucionalizados e viabilizou o aproveitamento de um espaço inutilizado.

Downloads

Biografia do Autor

Francisco Glauber Peixoto Ferreira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Programa de Pós-Graduação de Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologia Sustentável (MASTS). Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Cácia Aline Costa Santos, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Enfermeira da Estratégia Saúde da Família, Município de Ocára, Estado do Ceará.

Carolina Maria de Lima Carvalho, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Mestre e Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Professora efetiva do curso de graduação em enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB.

Vanessa Emille Carvalho de Souza Freire, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará em com período sanduíche realizado na University of Illinois at Chicago, Estados Unidos.

Downloads

Publicado

23-12-2020

Como Citar

1.
Peixoto Ferreira FG, Costa Santos CA, de Lima Carvalho CM, Carvalho de Souza Freire VE. Horta comunitária como atividade lúdica para idosos institucionalizados. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 23º de dezembro de 2020 [citado 11º de janeiro de 2025];94(32):e-020087. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/913

Edição

Seção

RELATOS